O CR-V é o automóvel Honda mais vendido no mundo, uma condição que por si só já determina o elevado prestígio deste SUV, que agora chega à sua 6ª geração com a adoção da exclusiva tecnologia híbrida e:HEV. Flagship entre os SUVs da marca, o modelo é referência em eficiência, dinâmica, confiabilidade e alta tecnologia voltada para a segurança e bem-estar de seus usuários.
O Honda CR-V Advanced Hybrid se caracteriza pelo design arrojado, que demarca um verdadeiro salto tecnológico nesta nova geração. Os altos níveis de praticidade, segurança, conectividade e conforto do CR-V estão ainda mais evoluídos. O design preserva a marcante identidade do modelo, incorporando um estilo mais agressivo. O aumento da distância entre-eixos e da largura da carroceria garantem excelente espaço interno.
Do ponto de vista dinâmico, o CR-V Advanced Hybrid estabelece um novo padrão de eficiência e desempenho com a adoção do consagrado sistema híbrido e:HEV, com dois motores elétricos dispostos em paralelo – um para tração e outro para geração de energia – e o motor a combustão de quatro cilindros 2.0 litros DOHC de ciclo Atkinson com injeção direta de gasolina. A tração integral Real Time AWD Intelligent Control System, de última geração, permite elevado patamar de segurança e adaptabilidade aos mais diferentes tipos de terreno e condições de aderência, exaltando sua renomada versatilidade.
Os materiais de alta qualidade empregados no habitáculo, teto solar panorâmico, multimídia com tela de 9 polegadas, painel com tela TFT de 10,2 polegadas, Head-up display, 10 airbags, a operação inteligente da tampa do porta-malas, a conectividade proporcionada pelo myHonda Connect, o sistema de alto-falantes premium Bose e o evoluído sistema de condução assistida Honda SENSING colocam o CR-V em um estado de arte em equipamento, conforto, tecnologia e segurança.
Tecnologia híbrida
O novo CR-V Advanced Hybrid adota a exclusiva tecnologia avançada e:HEV da Honda, que combina dois motores elétricos – um para tração e outro para geração de energia – e um motor a combustão, proporcionando uma experiência de condução diferenciada, nível de consumo e emissões excepcionais, dinâmica esportiva e linearidade inigualável.
O sistema e:HEV tem como um de seus destaques o motor a combustão de altíssima eficiência 2.0 DOHC 16V de quatro cilindros com ciclo Atkinson e injeção direta de gasolina. Ele tem 147 cv de potência máxima e 19,4 kgfm de torque máximo.
A este motor a combustão está associado o e-CVT, conjunto que abriga os dois motores elétricos: um destinado à propulsão e outro que atua como gerador. Posicionados em eixo paralelo, se caracterizam por ocupar pequeno espaço, com arranjo de transmissão com duas relações fixas – lock-up –, uma mais curta para velocidades intermediárias e outra mais longa para velocidades mais altas ou de cruzeiro. A adoção do lock-up intermediário, um dos destaques do CR-V Advanced Hybrid, melhora a linearidade e a percepção de vigor nas acelerações. A potência máxima do motor elétrico de tração é de 184 cv, com torque máximo de 34,2 kgfm.
O elevado conforto acústico do motor a combustão (inclusive em marcha lenta) se deve à incorporação de um pré-amortecedor no volante-motor, que reduz as variações de torque, eliminando vibrações em baixas rotações. A IPU (Intelligent Power Unit) abriga uma bateria moderna e compacta. A PCU (Power Control Unit) é o “cérebro” do sistema híbrido, gerenciando a estratégia de gestão de energia para otimizar desempenho.
O sistema e:HEV possui três modos de operação: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive (elétrico e combustão) e Engine Drive (somente combustão). A alternância entre eles acontece de maneira suave e automática, de acordo com variáveis como topografia, acionamento do acelerador, nível de energia nas baterias, entre outros.
O motor elétrico de tração é de alta potência e, na maior parte das condições de rodagem (modos EV Drive e Hybrid Drive), é ele que irá tracionar o veículo. Por isso, a entrega dinâmica é muito semelhante à de um carro 100% elétrico. A diferença é que no Hybrid Drive o motor a combustão poderá atuar para fornecimento de energia, enquanto em EV Drive a energia será proveniente do conjunto das baterias. Esse é um dos diferenciais que tornam o sistema e:HEV único. A grande vantagem é que o condutor não precisa se preocupar em recarregar o veículo, o inteligente sistema híbrido da Honda faz isso automaticamente.
No terceiro modo, Engine Drive, a tração será feita pelo motor a combustão, que é conectado diretamente às rodas por meio duas embreagens distintas, uma para ativação do lock-up de média e outra para o lock-up de alta velocidade. Portanto, no CR-V Advanced Hybrid o modo de operação Engine Drive é ativado automaticamente em aceleração moderada em médias e altas velocidades.
O CR-V Advanced Hybrid conta com a tecla Drive Mode no console, que permite alternar entre três modos de condução: Normal, Econ e Sport. Em Normal, os parâmetros preveem equilíbrio entre desempenho e eficiência energética; o modo Econ privilegia a economia e, em Sport, a resposta do acelerador é mais direta.