O Kia Sportage venceu o Prêmio UOL Carros, em sua sexta edição, na categoria SUV Médio, na última sexta-feira (11), em evento online, ao concorrer na fase final com os modelos Caoa Chery Tiggo 7Pro, Chevrolet Equinox e Mitsubishi Eclipse Cross.
Os principais atributos do novo Sportage, em duas versões, são o seu motor Gamma II de 4 cilindros em linha, turbo GDI (injeção direta), de 1.6 litro, à gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle), Smartstream, capaz de gerar 180 cavalos de potência máxima e combinada (combustão interna e elétrica) a 5.500 rpm e torque de 27 kgf.m, a completa reestilização externa e a introdução de extensa lista de tecnologias ADAS – Advanced Driver Assistance System, capazes de proporcionar ainda mais segurança aos ocupantes do veículo.
O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Sportage – segundo dados do Inmetro – registrou desempenho de 11,5 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.
Em ambas as versões, o Sportage conta com diversas tecnologias de ADAS – Advanced Driver Assistance System, a começar pelos alertas de fadiga do condutor (DAW), de prevenção de colisão por ponto cego (BCW), de saída em segurança (SEW); assistentes de permanência e centralização na faixa de rodagem (LKA/LFA), de farol alto (HBA), para prevenção de colisão frontal (FCA); câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento (RVM) e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros (PDW).
Essa “sopa de letras” se estende ainda mais na versão EX Prestige com o assistente para prevenção de colisão frontal incluindo conversão em cruzamentos (FCA-JT), câmeras de visão 360º (SVM), monitor de ponto cego com visualização no painel digital de instrumentos (BVM), de prevenção de colisão traseira e tráfego cruzado (RCCW), e piloto automático adaptativo com assistente de congestionamentos (SCC).
Crédito: Divulgação