O ano de 2022 foi marcado por impactantes novidades que confirmam o vigor da Honda, que em meio século de presença no Brasil sempre buscou proporcionar a seus clientes novidades nos mais diversos segmentos.
A chegada das novas NC 750X com opção de câmbio DCT, no início do ano, foi seguida pela introdução das atualizadas streetfighters CB 1000R e CB 1000R Black Edition. Na sequência, veio a scooter X-ADV, renovada na estética e na técnica, novidade que precedeu a apresentação da novíssima geração das CB 500F e CB 500X. Mais recentemente, a scooter Forza 350 e uma PCX 160 totalmente modernizada foram mostradas, solidificando a liderança da Honda no segmento scooter.
Agora, para fechar o ano com chave de ouro, mais três importantes lançamentos confirmam o dinamismo da empresa, voltada para sempre renovar e aperfeiçoar sua oferta de modelos do mais extenso line-up do mercado nacional.
CB 300F Twister
O nome, “Twister”, é bem conhecido, sinônimo de moto robusta, econômica, confiável e de excelente desempenho. Tal herança está totalmente presente na nova Honda CB 300F Twister 2023, que se destaca pela agressividade, potência e esportividade. Para além do evidente progresso em termos de performance proporcionado pelo novo motor, a CB 300F Twister representa um total “upgrade” em relação ao modelo que sucede.
No aspecto estético a nova Twister foi alvo de apurado trabalho, que trouxe ao modelo a agressividade e esportividade exigida pela evolução no motor e ciclística. O assento passou a ter a porção destinada ao piloto separada daquela reservada a garupa, seguindo a tendência das mais modernas naked e streetfighter. O tanque, agora com 14,1 litros de capacidade, tem desenho que permite uma melhor integração do corpo do piloto a além do evidente progresso em termos visuais. Idem pode ser dito sobre o inédito painel, com tecnologia Blackout LCD, além da iluminação em Full led.
CRF 1100L Africa Twin
Referência mundial quando o assunto é motocicleta aventureira, a Honda CRF 1100L Africa Twin chega a sua versão 2023 no auge. A grande novidade está em sua versão DCT que passa a ser fabricada na fábrica de Manaus, sendo o Brasil o primeiro mercado no mundo a produzir o DCT fora do Japão. Já na parte técnica, o novo modelo recebe precisas e pontuais intervenções aplicadas ao modelo para exaltar suas já notórias qualidades, portanto nada foi revolucionado, mas sim aperfeiçoado.
O impactante estilo das Honda CRF 1100L Africa Twin ganhou força com novos grafismos e cores inéditas, que identificarão de forma inequívoca as versões 2023 do modelo, que permanecerá sendo oferecido com duas versões: Africa Twin (tanque de 18,8 litros) e Africa Twin Adventure ES (tanque de 24,8 litros). Em ambas é possível optar entre o câmbio convencional de seis velocidades ou câmbio DCT.
CBR 1000RR-R Fireblade SP
Idealizada sob o conceito Total Control, que tem na facilidade de pilotagem seu elemento de referência, a Fireblade completou três décadas de produção sem jamais perder de vista suas origens. Em suas sucessivas gerações o domínio do piloto sobre a máquina é a regra, e na versão 2023 pequenos, mas fundamentais aperfeiçoamentos, visaram elevar ainda mais a competitividade do modelo.
No motor, aperfeiçoamentos no sistema de admissão e escape resultaram em aumento da capacidade de aceleração nas saídas de curvas. A adoção de um novo desenho interno na caixa do filtro de ar permitiu maior sensibilidade do piloto no acionamento do acelerador, e o mesmo pode ser dito sobre a alteração no set-up do sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control e no sistema de mudança de marchas Quickshifter.
Em termos de estilo, serão duas as opções disponíveis na Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2023: a “Grand Prix Red”, com esquema de cor e grafismos que remete às Fireblade usadas no Mundial de Superbike pela equipe HRC e a “30th Anniversary Edition”, inspirada na 1ª Fireblade de 1992, versão está numerada e com selo comemorativo aplicado no tanque, chave, painel e escapamento.
Foto: Divulgação