O Grupo Fienile está presente na terceira edição do Show Rural Coopavel de Inverno, realizado de 23 a 25 de agosto. O CEO do Grupo, Gustavo Alexandre Grossi, ministrará palestra no Espaço Impulso, na manhã do primeiro dia do evento, às 11h, com o tema: O grande Salto da Produtividade. Tecnologia IRRILUCE, suplementação luminosa outdoor.
O Espaço Impulso foi inaugurado em fevereiro, na 34ª edição do Show Rural. Fruto de uma parceria entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Claro, Coopavel e Exohub e contempla uma área de 720 mil metros quadrados para testes das tecnologias e soluções. É um hub de inovação do agronegócio que abriga startups e outras instituições e parceiros. O Grupo Fienile é parceiro do PTI desde o início de 2021, e em Foz do Iguaçu conta com um escritório dentro do Parque Tecnológico. “A Tecnologia IRRILUCE chegou ao Oeste do Paraná a convite do PTI, e é uma grande satisfação levarmos aos agricultores desta região nossa startup que nasceu em Minas Gerais há sete anos, está presente em diversos estados brasileiros e que neste momento passa por uma estruturação para entrarmos em fase de Ramp-Up, que é etapa de estruturação para crescimento acelerado”, comemora Gustavo, enfatizando que em pouco mais de um ano na região Oeste do Paraná o Grupo Fienile já está organizando a segunda edição do evento Le Donne Dell”Agro, em Foz do Iguaçu, de 23 a 25 de novembro.
No Show Rural de Inverno, além do Espaço Impulso, o Grupo Fienile também conta um Estande na feira, e já prepara novidades para a próxima edição do Show Rural: “Adquirimos um espaço de cultivar de 4.500 m2 para o plantio com o uso da Tecnologia IRRILUCE, o qual será uma vitrine para demonstração do potencial da Tecnologia, uma vez que faremos o plantio na metade do espaço com a utilização do pacote de tecnologias utilizados com a Suplementação Luminosa e a outra metade com o plantio convencional, sem suplementação e sem nossas indicações de manejo, e apresentaremos os resultados no Show Rural de Verão”, complementa, Grossi.
A Tecnologia IRRILUCE consiste na junção de um pacote de tecnologias com a utilização de módulos led acoplados ao pivô de irrigação para suplementar luz e criar estímulos fotossintéticos nas plantas durante a noite e dias nublados e chuvosos trazendo inúmeros benefícios, além do pivô que não irriga água – um lançamento do Grupo Fienile que é o pivô para áreas sequeiras do Brasil, que só irriga luz. As luzes que iluminam a lavoura durante a noite promovem um verdadeiro espetáculo e encantamento, mas o produtor que decide investir é orientado sobre a necessidade do pacote tecnológico agronômico, técnico e científico para o sucesso da Suplementação Luminosa: “Todo o trabalho está atrelado a um aparato tecnológico desde o pivô à utilização da vazão d’água, nutrição de solo, recuperação de estrutura de solo, manejo ligado a tecnologias como remineralizadores de solo, entre outras. Isso sem falar nas pesquisas realizadas durante o processo, uma vez que o investimento na Tecnologia IRRILUCE também inclui estar disposto a contribuir com a pesquisa, receber pesquisadores na sua propriedade para avaliar o desenvolvimento do projeto e validar resultados pelo menos nos três primeiros anos” reforça Gustavo, detalhando que o processo de implementação começa com uma consultoria com cada produtor para entender possíveis fatores limitantes e o que é possível melhorar em termos de manejo, estrutura do solo, química do solo, nutrição para a planta, e o próprio modo de lidar com a lavoura, para garantir que a planta tenha plenas condições de se desenvolver a partir da instalação da tecnologia de Suplementação Luminosa, porque não adianta o produtor implementar a suplementação luminosa por conta própria em uma planta que não tem plenas condições de extrair nutrientes e extrair água para se desenvolver, por exemplo, podendo causar o efeito contrário trazendo péssimos resultados para a sua lavoura, como o estímulo às ervas daninhas, à incidência de um desequilíbrio nutricional no solo, “São questões que estão muito ligadas, por isso trata-se de um projeto que não se pode falar só em luz, qualquer empresa, projeto ou pesquisador que falar que só a luz funciona falta com comprometimento com o Agro Brasileiro e com o agricultor,” Alerta Gustavo.
O Grupo Fienile é de Minas Gerais e atua em vários estados do Brasil. A Tecnologia IRRILUCE – Tecnologia de Iluminação Artificial para a lavoura – nasceu há sete anos na fazenda do agricultor e CEO do Grupo Fienile, Gustavo Alexandre Grossi. Ele havia percebido que uma parte da produção de soja crescia mais que todo o restante, mas ninguém soube explicar o porquê, até que durante uma caminhada à noite pela fazenda observou que a luz da estrutura da caixa d’água iluminava exatamente a parte que crescia mais. Desde então criou o Grupo Fienile e não parou de dedicar-se ao estudo da luz, criando também a Tecnologia IRRILUCE, Tecnologia única no mundo em iluminação outdoor, que hoje leva luz às lavouras mesmo depois que o sol já foi embora.
Serviço:
O que: Grupo Fienile participa do Show Rural Coopavel de Inverno
Quando: Dias 23, 24 e 25 de agosto
Onde: Parque Tecnológico da Coopavel, Km 577, BR 277. Cascavel, PR.
Confira a programação completa e faça sua inscrição no link: https://forms.office.com/r/fvrsMSpudg
Crédito: Assessoria