Agronegócio

Copacol: Nova Unidade de Grãos de Marcianópolis já está em atividade

Copacol: Nova Unidade de Grãos de Marcianópolis já está em atividade

Do plantio até a colheita, a Copacol coopera com bons negócios aos cooperados, que passam a contar com uma nova Unidade de Grãos e Insumos em Marcianópolis, no Sudoeste do Paraná. A estrutura já está em operação e em breve inicia o recebimento da safra. “Com uma estrutura moderna proporcionamos comodidade aos produtores para a entrega dos grãos. Com nossa equipe a campo oferecemos uma assistência técnica especializada que auxilia na eficiência produtiva, disponibilizando ao produtor sementes e demais insumos que passaram por testes de qualidade. Essa garantia só é possível graças as pesquisas que verificam as variedades adequadas ao clima e ao solo da região”, afirma o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.

Além de Marcianópolis (Santo Antônio do Sudoeste), outras unidades estão em construção em Flor da Serra (Realeza), Nova Esperança do Sudoeste e Nova Prata do Iguaçu. O Sudoeste do Paraná já conta com estruturas em Ampére, Capanema, Conciolândia (Pérola do Oeste), Pranchita, Planalto, Alto Faraday (Capanema), Salto do Lontra e Pérola do Oeste.

Prestes a completar 60 anos, a Copacol é formada por 7,8 mil cooperados e 16 mil colaboradores, que contam com as oportunidades de uma empresa consolidada. Além do elevado potencial produtivo de grãos, a diversificação torna a Cooperativa uma referência no setor agroindustrial, com a produção de aves, suínos, peixes e leite.

BENEFÍCIOS
O desenvolvimento econômico e social é um dos principais propósitos da Copacol, que compartilha os resultados. “O produtor torna-se dono da Cooperativa. Além de toda orientação com trabalhos realizados em nosso Centro de Pesquisa, por meio de treinamentos o ano todo, a Copacol proporciona participação nas movimentações. Apenas em sobras, neste ano, os cooperados receberam R$ 153 milhões: montante que cresce a cada ano graças ao trabalho de cooperação realizado por todos”, enfatiza o superintendente Agrícola da Copacol, Rubem Marco Salles Santos.
Ao se tornar cooperado, o produtor passa a receber capitalização da cota capital, restituição de ICMS e pode utilizar benefícios exclusivos, como a Bolsa de Estudos, destinada aos filhos de produtores, Seguro de Vida e Plano de Saúde por adesão.

COMUNIDADE
Além de aumentar a renda das famílias cooperadas, a Copacol realiza projetos sociais na comunidade, como o Dia de Cooperar, com mutirões para revitalização de espaços escolares, praças e arrecadação de alimentos para famílias em vulnerabilidade social. A Cooperativa também incentiva o desenvolvimento do esporte e da cultura nos municípios de atuação, por meio do Projeto Apoio Cultural. A verba repassada para as administrações públicas visa a compra de materiais para aulas de futebol, futsal, basquete, handebol, vôlei, desenho artístico, teatro, dança e música. São mais de mil crianças beneficiadas.
Outra ação educacional que esse destaca é o Projeto Busão da Imaginação: a biblioteca itinerante passa o ano todo pelas escolas municipais, com contação de histórias, oportunizando o contato das crianças com um acervo da literatura que estimula a leitura na infância. “A atuação da Copacol contempla esse desenvolvimento da comunidade, que é essencial para a construção de um futuro melhor. Já estamos com esses projetos a todo vapor na região, garantindo a formação educacional, esportiva e cultural das nossas crianças”, afirma o gerente da Copacol no Sudoeste do Paraná, Luciano Zaninello.

Nova Unidade em Marcianópolis, Santo Antônio do Sudoeste, já está em operação
Foto: Copacol