Cascavel – De acordo com a Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), até o momento sete propriedades rurais foram autuadas por terem plantação de soja na região de Cascavel.
O período do vazio sanitário teve início no dia 15 do mês passado e segue até 15 de setembro. Durante estes três meses nenhuma lavoura de soja poderá ser cultivada.
De acordo com o fiscal de Defesa Agropecuária e agrônomo Leoni Zago, o objetivo do vazio sanitário é diminuir a aplicação de fungicida na próxima safra de verão.
A safra de verão é considerada a principal para o produtor rural. Com a planta viva neste período favorece as condições para a proliferação de esporos de fungo da ferrugem asiática e também de outras doenças. Sem o cultivo o risco é bem menor durante a próxima safra e também ajuda a diminuir a aplicação de fungicida, comenta.
Quem não respeitar o prazo será notificado e dependendo do resultado poderá até pagar multa. Os valores variam para cada propriedade, mas é importante ressaltar que, quanto maior a área cultivada também será maior o valor da multa.
(Com informações de Eliane Alexandrino)