Cascavel – Inaugurado em abril deste ano, o Teatro Municipal de Cascavel tem um custo mensal de manutenção da ordem de R$ 40 mil. Esse é o montante necessário para conservação do jardim, vigilância armada, limpeza e conservação, mais dois auxiliares de manutenção, um técnico de iluminação e som e dois estagiários.
Até agora, entretanto, o Município arrecadou com o aluguel do espaço para eventos culturais somente R$ 25 mil. Esse montante, vale ressaltar, é resultado do percentual – 10% – da bilheteria de vários shows e uma peça de teatro.
Mas o secretário da Cultura, Valdecir Nath, não demonstra preocupação com isso, nem com o inevitável aumento desse custo.
Já estamos com meses inteiros fechados, sem disponibilidade de novos agendamentos, relata.
Nath destaca que o valor arrecadado com o aluguel é depositado no caixa geral da Prefeitura, independente de cobrir ou não as despesas.
O Teatro é um espaço público destinado à realização de eventos, nem sempre com cobrança de ingressos, pois o objetivo é formar uma plateia e, com isso, despertar o gosto e o interesse pelas diferentes manifestações culturais. O importante é que as pessoas compareçam ao teatro, conclui.
(Com informações de Stela Giordani)