Foz do Iguaçu – A energia positiva que o papa Francisco emana contribui para dissipar momentos de dificuldades, principalmente nas regiões de fronteira do Paraguai, mesmo antes de ele chegar ao país. O Papa iniciou no domingo (5) visita oficial a Equador, Bolívia e Paraguai.
O pontífice chegará ao país vizinho na sexta-feira (10) e permanecerá até domingo (12). Francisco cumprirá diversos compromissos em Assunção e em Caacupe.
Devido à proximidade com Cidade do Leste e a capital Assunção, a rede hoteleira de Foz do Iguaçu já sente os reflexos da visita papal. Agências de viagens de todo o País organizaram pacotes para que os fieis pudessem acompanhar o roteiro do santo padre ao país vizinho.
Devido a limitações estruturais, autoridades do Paraguai temem que o excesso de visitantes possa, entre outros, provocar colapsos no sistema de telefonia durante os três dias.
Uma das providências, de olho em trâmites migratórios e para evitar congestionamentos na Ponte da Amizade e nas áreas de aduana, foi ampliar o número de servidores.
Também foram adotadas medidas especiais em outras regiões de fronteira do Paraguai com o Brasil, como em Salto Del Guayrá e Pedro Juan Caballero.
(Com informações de Jean Paterno)