Cascavel – A Rua da Amizade passa por quase todo o Bairro XIV de Novembro, na região sul de Cascavel, e é considerada uma das principais vias de acesso daquela localidade. Mas em um longo trecho não há pavimentação, o que deixa muitos moradores revoltados principalmente em dias chuvosos.
Com o trecho de chão molhado, o risco aumenta tanto para os pedestres quanto para os motoristas que precisam redobrar a atenção.
Moro há 24 anos no bairro e só ouvimos promessas. Não sei quando a situação fica mais crítica, se é em dias de sol ou de chuva. Esta semana, por exemplo, tem muita lama, as pedras se soltam e quando o tempo está firme é o pó que toma conta das casas e provoca doenças respiratórias, lembra a auxiliar de produção Ivanete Teterycz.
Além da Rua da Amizade, vias paralelas também estão na mesma situação. A Vitorino Araújo que passou a se chamar Élio Willy Fauth fica às margens do Rio Quati e segundo os moradores, quando chove muito o nível do rio sobe.
É preocupante, pois não tem nenhuma barreira próxima do rio e quando chove muito já aconteceu de a rua virar um mar. Sem asfalto e boca de lobo não tem como escoar a água da chuva e ficamos assim, atolados, destaca a dona de casa, Luciana de Paula Faria.
Ainda no bairro, a Rua Aparecida dos Portos, que é asfaltada, está cheia de buracos.
Toda vez que chove a situação é essa. Buracos e valetas se abrem. Tem que ter mais manutenção e não apenas tapar buracos, precisa de reforço na camada asfáltica, reclama o aposentado João da Silva.
Só para 2016
De acordo com o engenheiro da Secretaria de Obras do Município, Marcos de Almeida, o Bairro 14 de Novembro deverá ser asfaltado até o fim de 2016. Ele também ressaltou que as ruas da Amizade, Vitorino Araújo e Pio XII, no Parque São Paulo, serão revisadas para a inclusão no cronograma de obras o mais rápido possível.
(Com informações de Eliane Alexandrino)