Curitiba – A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta terça-feira (14) o primeiro caso de Zika Vírus ocorrido no Paraná. Trata-se de uma mulher de 48 anos, moradora de São Miguel do Iguaçu, que apresentou sintomas em maio e que passa bem.
Inicialmente o caso foi diagnosticado como dengue, mas os exames laboratoriais descartaram a doença, o que motivou a continuidade da investigação e o envio da amostra ao laboratório da Fiocruz, que confirmou a contaminação pelo Zika Vírus, explica a chefe do Centro de Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde, Ivana Belmonte.
Os sintomas da dengue, febre chikungunyia, zika e muitas outras doenças são parecidos. A pessoa contaminada pode apresentar febre, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de manchas na pele.
Exatamente por isso, é essencial que as equipes de saúde investiguem profundamente caso a caso para determinar o diagnóstico correto, ressalta Ivana.
No caso identificado em São Miguel do Iguaçu, antes de concluir o diagnóstico de zika, as equipes investigaram a possibilidade de contaminação por dengue e parvovirose, que foram descartadas.
(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)