Cascavel – O Município realiza aproximadamente três mil exames práticos de direção por mês. Diariamente são de 100 a 110 exames e assim como em todo o Paraná, a abertura de vagas no sistema do Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná) que era realizada uma vez por mês, causava tumulto entre as autoescolas.
Para resolver este problema, a partir de hoje os CFCs (Centros de Formação de Condutores) podem escolher a data e o período para testes com vagas garantidas conforme a demanda de cada CFC. A 7ª Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) atende 19 autoescolas de Cascavel, além de duas de Corbélia e uma de Santa Tereza do Oeste.
Antigamente a autoescola que tinha mais funcionários conseguia garantir o maior número de vagas. Com esta nova distribuição, cada autoescola recebe a quantidade de vagas proporcional às certificações emitidas. Se eu recebo dez vagas, não importa se eu as preencho no período da manhã ou da tarde, elas estarão garantidas, explica o gerente de uma autoescola que existe há 15 anos em Cascavel, Joaquim Fabiano.
O novo sistema deve passar a funcionar em todo o Paraná, porém, Cascavel foi uma das cidades que foram beneficiadas há alguns meses. O principal beneficio na mudança da distribuição de vagas é para as escolas de cidades vizinhas, que têm um percurso mais longo para levar alunos e instrutores até a 7ª Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito).
Mesmo que o índice de pessoas que não comparecem no dia do exame seja quase inexistente, o novo sistema auxilia realmente as autoescolas, que conseguem garantir as vagas e evitar que instrutores e carros fiquem parados nos pátios, garante o diretor da 7ª Ciretran, Pedro Silvério.
(Com informações de Nathalia Lehnen)