Cotidiano

Por conta da crise, retração em agências de turismo alcança os 50%

Brasileiros que pretendiam conhecer outro país cancelaram pacotes de viagens

Foz do Iguaçu – A crise econômica trouxe consequências negativas para a maioria das agências de turismo no País. Inseguros, brasileiros que pretendiam viajar neste ano mudaram os planos e, com isso, houve queda significativa na comercialização de pacotes turísticos.

No Paraná, a redução chegou a 50% nas vendas no primeiro semestre. Algumas empresas enfrentam dificuldades financeiras desde o mês de março e para sobreviver no mercado precisaram conter despesas, reduzir o número de funcionários e simplificar o local de atendimento.

Apesar de as companhias áreas terem diminuído o valor de passagens pela metade, neste mês de julho a procura pelos turistas não tem sido correspondida. Por conta da alta do dólar, as viagens para os destinos internacionais sofreram um impacto ainda maior.

“Esse é o grande problema e traz insegurança aos clientes. Se houvesse estabilidade no câmbio, as vendas poderiam melhorar, porém, as pessoas não estão arriscando comprar pacotes, devido aos gastos com as passagens aéreas, reservas de hotéis e ingressos para conhecer os pontos turísticos”, afirma o vice-presidente do Sindetur-PR (Sindicato das Empresas de Turismo no Estado do Estado do Paraná), Isac Gervázio.

Na agência em que administra, em Curitiba, Gervázio comenta que a queda nas negociações foi acima da média estadual.

“Os meses de abril e maio foram os mais fracos e as vendas caíram 60%. Isso não está relacionado à estação do ano, mas principalmente a variação no preço do dólar”.

Outro fator que tem contribuído para o cancelamento de pacotes turísticos é a instabilidade da economia.

“Alguns clientes estão desistindo de viajar por não ter garantia se continuarão no emprego. Como a crise está afetando todos os setores eles temem assumir um compromisso sem poder pagar”, revela o vice-presidente do Sindetur-Paraná.

(Com informações de Romulo Grigoli)