Cascavel – Quando o assunto é saúde, Cascavel é referência no Paraná e por que não dizer para todo o País. O Ceonc (Centro de Oncologia de Cascavel) é uma das unidades hospitalares que dá suporte para pacientes em tratamento ou na prevenção do câncer.
Mensalmente o centro atende aproximadamente dez mil pessoas de Cascavel, de municípios do Sudoeste e Noroeste paranaense e recentemente abriu as portas para 11 cidades do Mato Grosso do Sul e cinco de Santa Catarina. São atendimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) na prevenção ao câncer de mama.
Somente a Unidade de Cascavel atende mais de 200 municípios do Oeste e Noroeste e também passamos a atender, após uma solicitação das cidades junto ao Ministério da Saúde, pacientes de Santa Catarina e do Mato Grosso do Sul, afirma o diretor-administrativo do Ceonc, Paulo Cesar Ferri.
A segunda unidade do Ceonc, localizada em Francisco Beltrão, conta com uma demanda de 1,8 mil pacientes/mês. Em Cascavel são solicitados, em média, 2,8 mil exames de mamografias por mês. A Unidade conta com dois equipamentos digitais que proporcionam mais eficácia no resultado.
Antes no sistema analógico se usava produto químico para revelação e com a digitalização não foi mais preciso. Sem contar que a precisão do exame é mais eficaz, já que antes o uso do produto poderia comprometer o resultado do procedimento, explica o responsável pelo setor de mamografia, Nilto Ruhmke.
(Com informações de Eliane Alexandrino)