Cascavel – As pessoas que não são obrigadas a votar, como os jovens da faixa etária de 16 a 18 anos e os idosos a partir dos 70 anos, mas desejam participar das próximas eleições, devem fazer o cadastro biométrico em Cascavel. O assunto tem levantado muitas dúvidas entre os eleitores cascavelenses.
A partir de 70 anos é facultativo votar, mas se a pessoa quer continuar participando dos pleitos eleitorais ela tem que fazer o cadastro biométrico, afirmou a chefe de atendimento de Biometria da 68ª Zona Eleitoral, Eliara Vicari.
Em Cascavel, muitos idosos que deixaram de votar estavam se dirigindo até o Fórum Eleitoral para efetivar a biometria, temendo algum problema futuro com a suspensão de benefícios sociais, como a aposentadoria. O Fórum disponibiliza atendimento preferencial aos idosos, assim como para gestantes e portadores de necessidades especiais.
Na eleição do ano passado, 6.280 eleitores acima de 70 anos votaram, o que representou um pouco mais de 6% dos 208.330 cadastros. Para os demais eleitores, a Justiça Eleitoral lembra que o cadastro biométrico é obrigatório.
As pessoas deverão comparecer portando documento público de identidade, com foto que poderá ser carteira de identidade e comprovante de endereço.
Desde o início do trabalho em 26 de maio, a Justiça Eleitoral já efetivou cerca de 30 mil biometrias, o que representa 14% dos 210 mil eleitores. O trabalho será encerrado no dia 30 de setembro.
Serviço de agendamento está parado
Desde a semana passada, o serviço de agendamento disponibilizado pela Justiça Eleitoral em seu sítio na internet está inoperante. Esse serviço permite ao eleitor escolher dia e horário de atendimento, tornando tudo muito mais prático e rápido para o eleitor.
Até o fim da tarde ontem nenhum agendamento foi efetivado no Fórum Eleitoral, apenas o atendimento convencional aos eleitores. O TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) informou que houve um problema técnico no sistema no Estado e a previsão é de que o serviço volte ao normal hoje.