Cascavel – Conforme o artigo 32 da Lei Federal 9.605/98, os maus-tratos e o abandono de animais são crimes. Porém, parece que isso não amedronta alguns cascavelenses que vão até o Distrito de São Salvador para abandonar animais.
Moradores relatam que tanto na PR-180, que liga Cascavel a Boa Vista da Aparecida, quanto dentro da comunidade, o abandono ocorre quase que diariamente.
O principal problema é que isso é feito normalmente no período da noite, sem que ninguém veja, relata a dona de casa Lurdes Aguiar.
Lurdes, que mora às margens da rodovia, conta que por sorte nenhum acidente ocorreu por causa dos bichos na pista, mas que infelizmente a maioria acaba morrendo atropelado.
Tanto vira-latas quanto cães de raça são largados aqui passando fome. Alguns vizinhos tentam alimentá-los, mas como ficam perdidos e assustados, fica difícil, lamenta.
A moradora da comunidade Cristiane Ribeiro Bonatto conta que já tem quatro animais adotados em casa e que até já presenciou um caso de abandono.
Um dia um carro parou aqui, abriu a porta e soltou o animal. Quando o motorista acelerou o cachorro correu por muitos metros atrás do carro. Foi neste dia que comecei a prestar a atenção nos carros que circulam por aqui, lembra
A secretaria de escola Dailaine Moreira dos Santos já é conhecida por ter assumido o papel de auxiliar em casos assim.
Sempre que posso, trago ração e passo nas salas avisando as crianças que tenham interesse em adotar um animal que conversem com seus pais, explica.
Na tentativa de conter o avanço dos casos, os moradores colocaram uma faixa alertando para o ato criminoso de abandonar animais. Nela também há os números de telefones para denúncias, que é o 181.
(Com informações de Nathalia Lehnen)