Cotidiano

Programa leva dignidade a famílias de baixa renda em Cascavel

Ação de associação de engenheiros recebeu reconhecimento da ONU

Cascavel – O Programa Casa Fácil, sediado em Cascavel por intermédio da AEAC (Associação dos Engenheiros e Arquitetos) de Cascavel, desde o fim da década de 1980, já garantiu igualdade de condições e dignidade para famílias carentes dentro do conceito de moradias populares.

Ao longo de todo esse tempo, foram perto de dez mil projetos viabilizados pela equipe responsável pelo programa, hoje sob a responsabilidade das profissionais Clademir Santos e Alana Perozzo. O Casa Fácil tem o reconhecimento da ONU (Organização das Nações Unidas), na modalidade Melhores Práticas.

Um dos beneficiados pelo Casa Fácil em Cascavel é o guarda patrimonial Emilio Carlos Ribeiro, morador do bairro Periollo. Ele ressaltou a presença constante da equipe do Casa Fácil no sentido de orientar quanto à execução do projeto. A moradia, de 70 metros quadrados, está na fase de acabamento.

“Pensei que o programa era mais burocrático e me surpreendi. Em pouco tempo, já comecei a construir e a realizar o sonho de ter uma casa nova e própria”, disse Emilio Ribeiro.

Segundo ele, o dinheiro que utilizaria na elaboração do projeto, está destinando para a compra de materiais.

“Recomendo a todos os meus amigos e muitos já procuraram a Aeac em busca de mais informações”, destacou ele, que é casado e tem um filho.

Ação que deu certo

Conforme o presidente da Aeac, engenheiro civil Ricardo Rocha, o Casa Fácil funciona há 25 anos de maneira ininterrupta em Cascavel.

“É a prova de que deu certo e que continuará fazendo muitas famílias felizes”.

O próprio presidente do Crea-PR, engenheiro civil Joel Krüger, em seminário do programa realizado na cidade de Cascavel neste ano, disse que o programa é viável e alinhado com as políticas e a lei de assistência técnica gratuita.