Santa Terezinha de Itaipu – Secretaria de Agropecuária de Santa Terezinha de Itaipu aproveita o vazio sanitário, período de ausência de plantas vivas nas lavouras, para desenvolver ações em benefício do produtor rural e do meio ambiente.
Um exemplo é a reforma e construção de curvas de nível. Os agricultores são beneficiados gratuitamente com o fornecimento de maquinários e profissional para a execução do serviço.
A ação faz parte do Programa de Mecanização Rural, que atende produtores rurais que não possuem máquinas e implementos agrícolas adequados às suas atividades produtivas. Paulo Ruppenthal, secretário municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, explica que as curvas de nível contribuem para a conservação do solo, retendo a água da chuva e permitindo a sua correta infiltração no terreno.
As curvas ajudam a reter os elementos solúveis do solo, conservando os nutrientes imprescindíveis para o sucesso da plantação, permitindo a intensificação da produção. Além disso, equilibra a velocidade da água da chuva, evitando que o cultivo perca também os minerais, explica o secretário Paulo.
Antes do início do plantio da safra de verão, a secretaria de agropecuária pretende executar aproximadamente cem mil metros lineares de reforma de curvas de nível, atendendo a solicitação de 16 propriedades rurais. A conservação de solo é realizada por meio de convênio com a Itaipu, por meio do Programa Cultivando Água Boa.