Cascavel – Foi realizada durante toda a sexta-feira (14), no Centro da Juventude Jomar Vieira da Rocha, no Bairro Interlagos, a Conferência Municipal da Juventude, que tem por objetivo elencar prioridades municipais da atenção à juventude e eleger os delegados que vão participar da Conferência Estadual.
Questões municipais da juventude e temáticas como segurança, cultura, esporte e lazer foram discutidas por cerca de 230 adolescentes que frequentam o CJ.
Aqui eles têm a oportunidade de participar e debater as políticas públicas e colocar isso em prática no dia a dia. É o que faz o jovem crescer, explica o presidente do Conselho Municipal da Juventude, Marcelo Penafiel.
No local, os jovens foram divididos em grupos junto com os responsáveis de cada área para elencar os tópicos que serão levados à plenária.
São 11 temas contemplados no Estatuto da Juventude, como direito à cidadania e participação social, direito à igualdade e cultura, a fim de criar propostas para a conferência estadual, explica a coordenadora do Centro da Juventude, Rosangela Benedita Gouveia.
Os adolescentes ganham muito, pois eles vão questionar o que se faz pela juventude no município e qual a demanda existente, explica Rosangela.
Apesar da demanda, Cascavel não possui um Plano Municipal da Juventude, que conforme o Estatuto da Juventude contemplaria jovens de 15 a 29 anos.
É difícil termos a oportunidade de debater. Se uma pessoa de fora vem para representar o jovem, ela não saberia apontar as necessidades do local onde este jovem mora, explica o integrante da Pastoral do Menor que participa das atividades do CJ, Daniel Gelipe Araídes, de 15 anos.
(Com informações de Nathalia Lehnen)