Cascavel – Só quem trafega pelas marginais da BR-277, em Cascavel, sabe da quantidade de obstáculos e dificuldades que as vias oferecem nos momentos de pico e com maior circulação de veículos.
No ano passado representantes de entidades de classes estiveram reunidos na Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), bem como representantes do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) e da Ecocataratas, concessionária que administra a rodovia, para a elaboração de um projeto de readequação das marginais.
Mas até o momento o projeto não saiu do papel e ficou mais de seis meses aguardando por analises em Curitiba. Segundo informações do DER, na capital o departamento enviou o projeto ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), que responde pelo projeto das readequações no perímetro urbano do município. O documento foi enviado no fim do mês passado e o DER aguarda um posicionamento do Dnit.
O objetivo do projeto é mudar o sentido das marginais e melhorar a trafegabilidade dos trechos que ligam a diversos bairros. As vias funcionam em mão dupla, mas o tamanho da pista corresponde a uma via de mão única. Com isso, não há acostamentos.
O projeto feito pela concessionária Ecocataratas prevê ajustes que tornem a utilização das vias mais seguras aos motoristas, pedestres e ciclistas. A previsão do investimento é de R$ 9 milhões.
Ajustes
O projeto de adequação das marginas da BR-277 vai mudar as vias para mão única, com inclusão de uma ciclofaixa, além de correção das alças de acessos e trevos. As alterações já foram encaminhadas para o DER e aguardam aprovação.
As marginais tiveram início em 2010 e ficaram prontas no início de 2012 com as construções das trincheiras. Naquela época as obras custaram aproximadamente R$ 8,5 milhões e foram executadas pelo Dnit.
(Com informações de Eliane Alexandrino)