Policial

Secretaria de Saúde faz denúncia sobre fraude no Cartão SUS

Cinco ofícios denunciando suspeita de fraude e tráfico de pessoas foram protocolados

Foz do Iguaçu – A Secretaria da Saúde de Foz do Iguaçu protocolou cinco ofícios às forças de segurança denunciando suspeita de fraude e tráfico de pessoas. O caso foi registrado no sábado (22) de forma anônima pela Ouvidoria do SUS (Sistema Único de Saúde).

O delator revela detalhes de um esquema para trazer cidadãos paraguaios para Foz do Iguaçu, com a promessa de conseguir documentos e benefícios como o Cartão SUS, Bolsa Família e até aposentadoria. Para comprovar residência no Brasil, os paraguaios estariam utilizando endereços fornecidos pela quadrilha. Ainda de acordo com a denúncia, os “coiotes” já teriam construído duas casas com o dinheiro da fraude.

A denúncia foi feita à Ouvidoria do SUS. O delator procurou a Secretaria Municipal da Saúde depois de conhecer um casal paraguaio que vive numa localidade há cerca de 20 quilômetros da fronteira, mas faz tratamento médico em Foz do Iguaçu pelo Sistema Único de Saúde.

Eles teriam afirmado que conseguiram a documentação por meio da quadrilha, que fez todos os trâmites burocráticos em troca de dinheiro. A mulher, inclusive, já recebe aposentadoria no Brasil e planeja solicitar uma casa ao Foz Habita.

O caso chegou à Secretaria da Saúde no período em que o Executivo aumenta o rigor na emissão do Cartão SUS. Na quarta-feira (19), a divisão de Supervisão e Controle protocolou a denúncia à Polícia Civil do Paraná, Polícia Federal, Gaeco, Ministério Público do Paraná e Ministério Público Federal.