Cascavel – Mesmo com todos os rigores técnicos da Anac e contidos em regulamentações, o Aeroporto de Cascavel está muito perto de contar com voos comerciais regulares com o uso de jatos.
A informação foi dada pelo presidente da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), Paulo Gorski, e pelo comandante Clairton Hammer, da Fênix Services, empresa de consultoria contratada para que a estrutura cumpra exigências técnicas e legais para operar ainda com mais segurança, com mais voos e com aeronaves maiores.
Não fossem os ajustes que precisam ser feitos para que a estrutura mude de categoria, a Azul Linhas Aéreas já estaria disposta a colocar o Embraer 190 – jato com capacidade para 114 passageiros – em operação a partir de setembro, disse Gorski.
Entre os critérios mais urgentes para o cumprimento da norma está a liberação de uma área de 150 metros de cada lado do eixo da pista, o que requer a retirada de hangares, do atual terminal de passageiros, da seção de incêndio, da área de abastecimento e de uma taxyway.
A previsão é de que serão necessários 90 dias para preparar as condições a fim de que as remoções, para o cumprimento da área livre exigida, e realocações sejam feitas.
Como o novo terminal de passageiros – hoje com 25% do cronograma de obras cumprido – deverá ficar pronto apenas no início de 2016, uma estrutura provisória deverá ser instalada para permitir que as operações de embarque e desembarque ocorram sem grandes transtornos. A Cettrans pesquisa e busca, segundo orientações técnicas, a forma mais adequada de contar com um terminal provisório.
Segurança
Não há outro caminho para receber aviões maiores, conforme o comandante Clairton Hammer, senão o de comprovar o nível de segurança exigido pela Agência Nacional de Aviação Civil, e isso obriga a liberação da chamada faixa de pista.
O comandante explicou também sobre os aspectos observados e ditados em regulamentos sobre classificação de aeronave e de aeroporto. Hoje, a categoria atual de Cascavel é 3C, mas quando todos os ajustes e investimentos estiverem concluídos, ele poderá alcançar a 4E, que permitirá a recepção de aviões Boeing 737-800 e Airbus A320.