Cascavel – Quem viajar no feriado prolongado e escolher como deslocamento o ônibus, é bom se preparar, pois alguns destinos têm bastante procura e com isso os horários noturnos, como os mais procurados, estão se esgotando.
O agente de viagem Lucas Moura conta que a maioria dos passageiros está antecipando a compra dos bilhetes.
Muitos já compraram as passagens antecipadas, têm lugares como Porto Alegre e Passo Fundo que dependendo do horário já estão esgotados. Por isso, a dica é ver o melhor horário e comprar com antecedência, pois quem deixar para a última hora pode não ter mais opções. Lembrando que a procura será maior na sexta-feira, adianta.
Entre os locais mais procurados estão: Florianópolis, Balneário Camboriú e Joinvile no estado de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul os destinos são Porto Alegre, Caxias e Passo Fundo. Também há bastante procura a capital paranaense, mas desta vez houve uma inversão. Muitos curitibanos devem vir para o interior no fim de semana, já que na terça-feira, 8 de setembro, é feriado em Curitiba.
Estamos com ônibus extras para atender a demanda neste período. Geralmente as pessoas compram os bilhetes para viajar à noite, pois trabalham durante o dia. Desta vez vendemos muitas passagens para quem vem de Curitiba para Cascavel, afirma o gerente de viagens, Laércio José de Lima.
Segundo estimativa da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), 35.595 pessoas devem passar pelo Terminal Rodoviário de 5 a 8 de setembro.
No ano passado no mesmo período tivemos entre embarque, desembarque e trânsito 1.418 veículos, uma média de 354 ônibus por dia. Para este ano a expectativa é que se mantenham estes mesmos números, conta o gerente de divisão de transporte da Cettrans, Walmir De Paula.
Durante todo o ano passado circularam pelo terminal 2.018.555 de passageiros e em 2013 foram 3.040.267.
Historicamente os feriados de Natal e Ano Novo têm sido os de maior fluxo de passageiros e de ônibus no Terminal Rodoviário de Cascavel, seguido pelos feriados de Páscoa e o Carnaval, acrescenta De Paula.
(Com informações de Eliane Alexandrino)