Cascavel – O último LirAa (Levantamento de Índice Rápido por Aedes aegypti) realizado recentemente apontou 0,2% de infestação, um resultado positivo já que o preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%.
Apesar do bom saldo, voltou a subir os casos de dengue no Município. De janeiro até o momento, foram registrados 260 casos, sendo 181 autóctones e 79 importados.
Segundo a gerente ambiental e saúde no Controle de Endemias, Marileia Sandra Renostro, o aumento de cinco casos a mais em relação ao mês passado está relacionada à falta de limpeza.
Infelizmente, ainda tem moradores que resistem a não fazer limpeza nos quintais, terrenos ou lotes. Tivemos vários dias de tempo estável, portanto não podemos culpar a chuva em relação ao aumento. É preciso mais colaboração da população para continuarmos nesta batalha contra o mosquito Aedes aegypti, reforça.
Ainda de acordo com Renostro, as equipes de Endemias participarão de reuniões para realizações de ações nos locais com maiores índices.
A região do Bairro Santa Cruz, Esmeralda e Paulo Godói teve o maior número de casos até o momento; já somam 34. Estamos organizando ações para intensificar os trabalhos nessas regiões, acrescenta.
No último LiraA realizado no mês de julho foram visitados 3.899 imóveis em 95 bairros da cidade. O resultado foi diferente do 1º levantamento que apontou 4,2% de infestação e no 2º levantamento feito em maio passado com 3,4%, considerado de alto risco para a dengue.
Muitos ainda não têm conhecimento, mas o mosquito Aedes aegypti além da dengue também pode transmitir o vírus Chikungunya e Zica.
(Com informações de Eliane Alexandrino)