Cotidiano

Prefeitura sugere área única para vendedores de lanches

Principal preocupação dos vendedores de lanches é a diminuição nas vendas

Cascavel – Após as discussões em torno do início de cobrança de taxas por uso do espaço público e em meio ao atual momento em que vendedores de lanches que comercializam os produtos em trecho da Avenida Brasil afetado pelas obras do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado), o que reduz significativamente as vendas, o Município sugere área única para todos os vendedores de lanches que hoje atuam ao longo da principal via da cidade, o espaço ao lado do Terminal Rodoviário, entre a Rua Juscelino Kubitscheck e Avenida Assunção.

Atualmente, existem 34 vendedores de lanches vinculados à AVLC (Associação de Vendedores de Lanches de Cascavel) ao longo da avenida. O presidente da associação, Leonir Cruz, o Xiquinho, diz que a decisão em torno da transferência do local depende de uma ampla discussão com os vendedores e o Município.

“Existe essa possibilidade que iremos analisar. Vejo que com a Feira do Pequeno Produtor deu certo. Teríamos melhor estrutura nesse espaço, com banheiro e iluminação, por exemplo”.

Questionado de quem seria a responsabilidade de arcar com esses custos, Xiquinho levanta a possibilidade de parceria com a prefeitura. Já uma das preocupações citadas pelo líder dos vendedores de lanches com a mudança de local é a diminuição nas vendas.

“A maioria dos clientes vai até o local e poucos pedem para levar o produto até na casa. Hoje com as obras na avenida e os vendedores fora do espaço habitual, os clientes passam direto”.

Devido ao fechamento do canteiro central, os comerciantes se deslocaram para as ruas transversais da Brasil.

“Como líder, peço paciência nesse momento das obras, pois se trata de algo passageiro”. Xiquinho diz que a queda nas vendas, devido às obras, é de aproximadamente 80%.

Em relação à taxa que a prefeitura pretende cobrar dos comerciantes, Xiquinho acredita que o recolhimento do imposto não inicie neste ano.

“A questão depende de parecer técnico de várias secretarias”.

A reportagem enviou questionamentos ao Município, mas a resposta é de que “o secretário de Planejamento, Alessandro Lopes, está em viagem e retorna na segunda-feira pela manhã”.

(Com informações de Marcelo Machado)