Cascavel – Após realizar o pagamento de um empréstimo do banco, a professora Elizete Teixeira Cortez percebeu que a cobrança de uma das parcelas estava duplicada.
No mês seguinte em que eu quitei o empréstimo, o banco fez a cobrança novamente de mais uma parcela. Por isso, vim ao Procon buscar auxílio para pedir reembolso, conta Elizete.
Este é o terceiro dia que ela vai ao órgão para resolver a situação, e conta que o auxílio é bem esclarecedor.
Caso o reembolso não seja feito, o caso irá para audiência, explica.
Assim como Elizete, dezenas de cascavelenses vão ao órgão diariamente em busca de uma solução. Desde 1990, quando o CDC (Código de Defesa do Consumidor) foi criado, os consumidores são amparados e não precisam mais ficar no prejuízo.
Por isso, na sexta-feira (11), em comemoração aos 25 anos do CDC, o Procon realizou uma série de orientações na sede do órgão e no calçadão da Avenida Brasil.
É preciso que o consumidor saiba onde buscar auxílio e onde denunciar um serviço que não está sendo prestado, explica o coordenador do Procon, Pedro Sampaio
Em Cascavel, 93% das queixas levadas ao Procon foram solucionadas. No mês de julho, este índice é de 92%.
Este número diz respeito aos atendimentos que são feitos em guichê e resolvidos na hora, explica.
Casos que vão à audiência representam um número ínfimo em relação aos solucionados instantaneamente.
Dos 810 casos atendidos no mês de agosto, apenas 48 necessitaram de processo e foram resolvidos em audiência, explica Pedro.
Material informativo
Durante o dia de ontem, no Procon de Casacavel, produtos informativos e Códigos de Defesa do Consumidor foram distribuídos ao público.
As informações foram tanto para compradores, vendedores e fornecedores. Além dos clientes não aceitarem mais prejuízo, os vendedores não querem mais aparecer como maus prestadores de serviço, disse Pedro Sampaio.
(Com informações de Nathalia Lehnen)