Esportes

Leicester, a inspiração dos estreantes na Eurocopa

SOCCER-EURO-WAL_-GB32ONJHU.1.jpg

Em uma temporada marcada pelo emocionante título nacional do Leicester City, o campeão inglês é a grande inspiração dos estreantes da Eurocopa. Pela primeira vez, Albânia, Islândia, Irlanda do Norte, Eslováquia e País de Gales disputarão a fase final do torneio, que neste ano passa a ser disputado por 24 seleções. Para albaneses e islandeses, será o primeiro torneio da história, pois as duas equipes nunca estiveram numa Copa do Mundo. Ao contrário de norte-irlandeses (1958, 1982 e 1986), eslovacos (2010) e galeses (1958).

EUROCOPA 2016 (conteúdo estático e tabela)

Com uma história tão pequena quanto a do Leicester no futebol europeu e mundial, o quinteto quer repetir na Europa o sucesso do time de Claudio Ranieri na Inglaterra.

– Resultados importantes nunca acontecem ocasionalmente. Tudo começa com trabalho duro, sacrifício, dedicação e determinação ? diz o também técnico italiano Gianni de Biasi, da Albânia. ? A paixão de todos os nossos jogadores pode nos levar ao topo! ? completou o treinador, que deseja que a Albânia continue sendo a surpresa europeia.

– Foi fantástico conseguir a classificação, mas sabemos que ainda temos muito o que fazer e melhorar. Queremos continuar a ser a surpresa, sem perder as nossas qualidades, como a humanidade, a coragem e a paixão.

País mais conhecido por ser o local onde nasceu o craque do Manchester United George Best, a Irlanda do Norte também vê no Leicester uma inspiração para uma boa campanha em sua primeira competição europeia.

Para o técnico Michael O?Neill, as histórias do time inglês e de sua seleção são semelhantes.

– Há muitos paralelos entre o que fizemos e o que eles fizeram. Temos jogadores da League One (terceira divisão inglesa) e League Two (quarta), que elevamos a um patamar internacional. Foi o que o Leicester fez com Vardy. E contratou jogadores estrangeiros sem grande nome e que se tornaram estrelas. É uma grande história. É exatamente o que esperamos fazer conosco ? afirmou O?Neill, em entrevista ao ?Marca?, da Espanha.

SOCCER-EURO-NIR_-GB32ONGI1.1.jpg

A Irlanda do Norte, no entanto, estará num grupo complicado com Alemanha, Polônia e Ucrânia.

Do quinteto, o time com mais potencial de surpreender é o País de Gales. Equipe do atacante Gareth Bale, um dos destaques do Real Madrid, os galeses estão no grupo B com a Eslováquia, Rússia e a Inglaterra, uma das favoritas do torneio.

Além de ser um grupo teoricamente mais tranquilo em comparação com o que enfrentarão os outros novatos, a seleção confia no potencial de Bale, autor de 20 gols em 33 jogos na temporada, para uma campanha tão surpreendente quando a de sua única participação em Mundiais, em 1958, na Suécia, quando a seleção foi eliminada pelo Brasil nas quartas de final.