Esportes

Eurocopa: ingleses provocam muçulmanos e brigam com a polícia

201606100528586689_AFP.jpg

Dois torcedores ingleses foram detidos após uma briga na noite de quinta-feira em Marselha, no Sul da França, onde a Inglaterra enfrenta a Rússia pela primeira rodada da Eurocopa no sábado, às 16h. De acordo com testemunhas, jovens franceses iniciaram o confronto com os estrangeiros, que estavam na parte externa de um bar. Alguns relatos apontam que o tumulto começou devido a cantos entoados pelos ingleses em provocação a muçulmanos e com citações ao Estado Islâmico, organização jihadista islâmica responsável por diversos atentados terroristas, entre eles os de Paris, em novembro de 2015, quando um dos alvos foi o Stade de France. Em Marselha, um terço da população segue a religião muçulmana. De acordo com o “Mirror”, um torcedor inglês teve ferimentos na cabeça após ser atingido por uma cadeira.

EUROCOPA 2016 – 09-06

“ISIS (Estado Islâmico, na sigla em inglês), onde está você? Nós temos porco com barbecue”, cantavam os ingleses, em vídeo obtido pelo jornal britânico “Mirror” (a religião muçulmana veta o consumo de carne de porco).

Segundo testemunhas, franceses partiram para o confronto, e os ingleses revidaram. A confusão tomou as ruas da cidade. A polícia foi acionada e chegou a usar gás lacrimogênio para conter os brigões.

O terrorismo inspira cuidados especiais das autoridades francesas na Eurocopa, que começa nesta sexta-feira, às 16h, com a partida entre França e Romênia. Treinamentos antiterrorismo foram realizados ao longo desta semana, e um aplicativo de celular foi lançado para alertar possíveis ataques.

201606100607154746_AP (1).jpgO governo francês tomou a decisão extrema de proibir televisores com transmissões de jogos ao vivo na parte externa de bares e restaurantes, justificando a medida por questões de segurança. No início desta semana, a polícia da Ucrânia prendeu um cidadão francês suspeito de planejar uma série de ataques na França durante a Eurocopa. O homem levava armas e explosivos e planejava 15 ataques.

Eurocopa começa hoje – e o que preocupa não é o futebol