O corpo de Muhammad Ali foi sepultado, nesta sexta-feira, em Louisville, cidade onde ele nasceu. A procissão passou por locais importantes na vida e na carreira do ídolo do boxe, que morreu na madrugada do sábado passado, de choque séptico, aos 74 anos. O enterro aconteceu no KFC Yum, arena esportiva da cidade, onde o tricampeão mundial fez sua primeira luta como profissional.
ACERVO O GLOBO: O primeiro título mundial de boxe, ainda como Cassius Clay
Fãs se despedem de Muhammad Ali
Veja como foi na véspera a cerimônia islâmica que deu início ao funeral de Ali:
Além da família, participaram da cerimônia amigos, políticos e personalidades, como os ex-lutadores Lennox Lewis, George Foreman e Mike Tyson e o ator Will Smith. De acordo com o jornal turco ?Hurriyet Daily News”, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que estava em Louisville, desistiu de assistir ao funeral de Ali, porque não pôde colocar sobre o caixão a Kiwsa, uma peça de tecido adornada com versos do Corão.
No trajeto da procissão estava a casa onde o astro morou na infância, até os 19 anos. O cortejo passou também pela avenida que leva o nome de Ali, assim como o museu que homenageia seus triunfos no esporte e as causas humanitárias que abraçou fora do ringue.
Muhammad Ali em filmes, livros e quadrinhos
MAIS SOBRE MUHAMMAD ALI:
A obsessão do campeão com truques de mágica
A pregação do Islã no quarto de ‘belas modelos’
O melhor parágrafo sobre a luta de Ali contra Foreman
Ali, tão conhecido pelas declarações quanto pelos punhos