Ponta Grossa – O temporal de domingo (27), com ventos de até 71,3 km/h, danificaram cerca de 200 casas em Ponta Grossa, na região de Campos Gerais. De acordo com a Defesa Civil do Paraná, 800 pessoas foram afetadas.
As chuvas, que começaram por volta das 19h, deixaram duas pessoas feridas e derrubaram quatro árvores. Pelo menos 34 casas foram destruídas, a maioria por conta de destelhamentos e alagamentos. O bairro mais atingido foi o de Oficinas.
De acordo com o Simepar, os temporais foram provocados por uma linha de instabilidade que veio da região Sul.
Os ventos registrados pela estação do Simepar foram de 71,3 km/h, mas a velocidade pode ter sido maior em algumas regiões da cidade afirma Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar.
Também foram registrados ventos fortes na região Central do Estado, em Cândido de Abreu, (73,6 km/h), e em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (56 km/h). Segundo a Defesa Civil, não há registros, por enquanto, de estragos significativos nesses municípios.
Segundo o Simepar, o tempo melhora e fica estável hoje e amanhã em todo Estado. Na quarta-feira, porém, uma nova frente fria proveniente do oceano segue pelo Paraguai e chega ao Paraná, onde deve provocar novos temporais.
Apesar das chuvas, não há previsão de quedas fortes de temperatura.
A tendência para a primavera é que ocorram temporais e temperaturas acima da média em todo Estado, acrescenta.
(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)