Cascavel – A duas semanas do Dia das Crianças, os pais, avós e familiares já começam a procurar presentes para os pequenos em busca de melhores preços e condições de pagamentos.
Para a dona de casa Maria de Fátima Tonet, a busca teve inicio na tarde de segunda-feira (29), em uma loja de departamentos da cidade.
Já estamos pesquisando, mas às vezes por conta da correria acabamos não conseguindo ver todas as opções para poder comparar, lamenta.
É para prestar este auxílio ao consumidor que o Procon (Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor) realizou na tarde de segunda a primeira etapa da campanha de orientação e fiscalização das lojas, consumidores e fornecedores.
Apesar de estarmos fazendo as visitas surpresas, a campanha não terá caráter punitivo, será apenas de orientação, explica o coordenador do Procon Cascavel, Pedro Sampaio.
Ao todo, aproximadamente dez lojas receberão a visita.
Como nesta época há um aumento de até 30% nas vendas, vamos comparar os preços dos mesmos produtos e verificar a variação para evitar cobranças abusivas, explica.
Devido ao grande número de produtos comercializados, Pedro informa que a comparação terá foco nos produtos mais vendidos.
Além disso, o consumidor deve ficar atento às condições de pagamento e de troca. Detalhes como a classificação indicativa dos produtos também são importantes. A orientação é a mesma de sempre, solicitar a nota fiscal e principalmente realizar a tradicional pesquisa de comparação de preço, reitera. Em caso de dúvidas e reclamações, Pedro lembra que o Procon estará à disposição dos consumidores.
(Com informações de Nathalia Lehnen)