Cascavel – Embora a proposta ainda esteja em fase de análise, os proprietários de imóveis de Cascavel podem ir se preparando desde já para pagar um IPTU mais salgado em 2016.
Diante da crise que castiga as finanças públicas em todos os níveis, a administração municipal já trabalha na elaboração de um pacote que incluirá um reajuste extra deste e também de outros tributos.
A ideia em estudo é aplicar uma correção de aproximadamente 15% no valor venal dos imóveis, cuja defasagem já foi corrigida em 20% neste ano. Somando-se a inflação de 2015, que deverá ficar próxima dos 10%, o IPTU cascavelense poderá ter uma majoração próxima de 25% em 2016.
De acordo com a LDO, em fase final de análise, o Município está projetando para a administração direta uma arrecadação de R$ 841.232.000,00 para o próximo exercício. Só o IPTU, uma vez confirmados os índices aventados, deverá render ao caixa da prefeitura algo em torno de R$ 70 milhões.
O índice de correção do valor venal será definido nos próximos dias pelo prefeito Edgar Bueno, que defendeu a medida terça-feira, na Câmara de Vereadores, ao fazer a prestação de contas do segundo quadrimestre do ano.
O IPTU de Cascavel é defasado e qualquer aumento é valido, justificou.