Curitiba – Um projeto dispondo sobre a contratação de trabalhadores a partir de consulta ao banco de dados das Agências do Trabalhador do Paraná pelas empresas concessionárias, permissionárias e terceirizadas de serviços públicos começa a ser votado pelos deputados na sessão plenária de terça-feira (13) da Alep (Assembleia Legislativa do Estado do Paraná). Além dessa matéria, a pauta relaciona outras nove proposições.
Autor da proposta, o deputado Luiz Claudio Romanelli afirma que a iniciativa tem a finalidade de fomentar a utilização do portal MTE Mais Empregos para o preenchimento de vagas de trabalho em todas as regiões paranaenses.
Segundo ele, é importante que empresas beneficiárias de incentivos ou contratos do Estado usem esse canal para recrutar empregados, estimulando a melhoria da qualidade social do trabalhador, o desenvolvimento e o crescimento do Paraná.
Romanelli lembra ainda que o público alvo do CNT (Cadastro Nacional do Trabalhador) é justamente o cidadão que mais necessita de colocação e inserção no mercado de trabalho:
Esse é um dos grandes desafios da sociedade, aponta.
Iniciativa federal
O portal MTE Mais Emprego foi criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador, e visa aproximar as políticas públicas de emprego à sociedade brasileira, modernizando os serviços disponibilizados nas Agências de Atendimento e proporcionando maior agilidade.
A iniciativa disponibiliza aos trabalhadores políticas e ações de emprego que se propõem a auxiliá-los na busca ou na preservação do trabalho com qualidade e garantias trabalhistas e previdenciárias.