Cotidiano

EstaR: Terceira empresa classificada na licitação inicia a “fase de testes”

EstaR: Terceira empresa classificada na licitação inicia a “fase de testes”

Cascavel – A terceira classificada no processo licitatório para realizar o trabalho de fiscalização e gestão do EstaR (Estacionamento Regulamentado) de Cascavel iniciou os testes para executar o serviço ontem (13). Os testes vão avaliar itens como operação do sistema e a coleta de dados por um período de 30 dias. Após esse período, a Comissão Especial Técnica fará a avaliação final do serviço e, caso aprovado, a empresa poderá começar a operar oficialmente.

A presidente da Transitar, Simoni Soares, lembrou que a primeira empresa teve problemas com a documentação e acabou não assumindo; a segunda reprovou nos testes e, agora, a terceira colocada foi convocada. A empresa iniciou a montagem dos equipamentos ainda na manhã de ontem e a expectativa é que seja aprovada, caso não seja, um novo processo licitatório terá que ser aberto.

A Lapaza Empreendimentos deve fornecer os serviços em regime de locação por três anos, incluindo o sistema integrado de leitura automática de placas de veículos, processamento, leitura de dashboard, serviços de dados móveis, armazenamento, estatística e transmissão de dados, sendo que a empresa será responsável por fornecer o sistema, equipamentos e o serviço.

Tempo real

Segundo Simoni Soares, neste novo formato de serviço, a proposta é que a fiscalização por videomonitoramento ocorra em tempo real, diferente do que ocorre com os radares, por exemplo, aonde as imagens são armazenadas e, na sequência emitida a notificação dentro de um período legal. Neste novo modelo é um sistema de fiscalização de rotatividade de vagas, com viaturas com leitor e tecnologia embarcada, por meio de videomonitoramento e controle automatizado.

As imagens serão transmitidas para o Centro Integrado de Controle e Monitoramento, que além da questão da fiscalização das vagas, vai auxiliar na segurança pública, identificando pessoas e veículos que estejam sendo procurados. “Se tudo ocorrer conforme o programado, e a ela for aprovada, a expectativa é que o estacionamento entre em pleno funcionamento até o início do mês de maio”, falou.

Ampliação

Neste novo formato serão cinco viaturas caracterizadas, com dois agentes de fiscalização, para atuar nas 5.720 vagas espalhadas pela cidade. Além disso, na sequência a ideia é de ampliar a quantidade de áreas fiscalizadas que são um pedido da população, como é o caso da Carlos Gomes e da Rocha Pombo, locais que atualmente estão desassistidos. Outro ponto importante é que serão fiscalizadas vagas ocupadas irregularmente, como aquelas de curta duração, idosos e pessoas com deficiência, porque atualmente não tem como fiscalizar com o atual efetivo.

Atualmente, o veículo pode ficar por até duas horas no local estacionado e, após esse tempo, deve se dirigir a outra vaga, mas a fiscalização continua ocorrendo no formato antigo e apenas pelos agentes de trânsito que fazem o trabalho de forma manual e a pé. Caso seja identificado que o veículo está na vaga por um tempo superior, ele será notificado como infração grave, o que impacta em cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e multa de R$ 195.

O objetivo do Estar é que haja uma rotatividade de vagas de estacionamento na região central da cidade, o que acaba sendo um problema na maioria das cidades com uma grande frota de veículos e a implantação de sistemas de cobrança e de fiscalização é a forma encontrada pelos municípios para conseguir “equilibrar” a disputa por uma vaga.

O modelo já foi discutido com os comerciantes, ainda no ano passado, quando terminou o contrato antigo com a empresa que faziam a cobrança por meio dos parquímetros. Na época, já havia sido cogitado esse novo modelo, inclusive foi feita uma pesquisa entre os comerciantes para que eles indicassem a melhor forma de cobrança. A previsão inicial era de que a licitação fosse lançada até meados do mês de junho, mas acabou atrasando e ocorreu em setembro do ano passado.

Foto: Arquivo/Secom