Ratinho no Republicanos?
Correm boatos nos corredores do Palácio Iguaçu de que o governador do Paraná, Ratinho Junior estaria deixando o PSD para migrar para o Republicanos, partido presidido pelo ex-deputado federal Marcelo Almeida, no Paraná. Segundo informações, o objetivo de Ratinho seria disputar a Presidência da República em 2026 pela legenda.
Curi de olho
Quem também deverá acompanhar Ratinho Junior na mudança de sigla é o deputado estadual Alexandre Curi, herdeiro político do ex-deputado estadual Anibal Kury. Alexandre já confirmou em entrevista á reportagem do jornal O Paraná, no final de 2023, que pretende disputar as eleições de 2026 como candidato a governador do Paraná. Inclusive, foi Curi quem articulou a ida de Marcelo Almeida ao Republicanos.
Tarcísio no PL
Os boatos sobre a eventual ida de Ratinho ao Republicanos podem parecer frágeis, já que o nome do partido para a disputa presidencial em 2026 seria do governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas. No entanto, Tarcísio também deve trocar o seu partido pelo PL de Jair Bolsonaro. O objetivo de Tarcísio no PL é utilizar os recursos do partido para a eventual disputa pela presidência em 2026.
De olho na cadeira
Informou o jornalista Jairo Eduardo no semanário Pitoco, que o suplente de deputado estadual pelo Republicanos, Sidnei Prestes, de Foz do Iguaçu, irá requerer a “cadeira” de Marcio Pacheco na Assembleia Legislativa do Paraná, caso Pacheco confirme a ida ao PP, de Ricardo Barros. Pacheco recebeu carta de anuência da Executiva Federal e também Estadual do Republicanos para sair do partido sem perder o mandato. Será uma briga judicial.
Janela partidária
Neste ano vereadoras e vereadores eleitos em 2020 poderão mudar de partido sem perder o mandato. A movimentação está prevista na Lei dos Partidos Políticos e é conhecida como janela partidária. Em 2024, a troca de legenda partidária inicia em 7 de março e segue até 5 de abril, prazo final para filiação. Como apenas os mandatos de vereador estão prestes a terminar, a norma vale somente para esse cargo político.
Freitas x Traiano
O deputado estadual do PP, Matheus Vermelho, irá apresentar seu parecer nas três representações que estão sob sua relatoria no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Paraná. Duas delas foram apresentadas pelo deputado Renato Freitas contra o presidente da Casa, Ademar Traiano, e a outro pelo deputado Ricardo Arruda contra Freitas. A reunião deverá ser realizada ainda nessa semana.
PP e União Brasil
O PP (Partido Progressistas) e o União Brasil avançaram as negociações para formar uma federação partidária com foco nas eleições de 2026. A junção poderá formar a maior legenda da Câmara dos Deputados pelos próximos dois anos. O acordo prevê a união das legendas pelos próximos 4 anos. Ao contrário da coligação, a federação obriga que os partidos fiquem juntos por pelo menos duas eleições.
Bancadas
Se confirmado, a federação União/PP contará com 109 deputados, tornando-se a maior legenda na Câmara dos Deputados. O PL, partido com maior número de cadeiras atualmente, conta com 96 congressistas. Já no Senado, a bancada contaria com 13 membros, a segunda maior na Casa. O PSD, partido do presidente Rodrigo Pacheco (MG), conta com 16 senadores.
Renato Silva assume comando
O vice-prefeito de Cascavel, Renato Silva, assumiu comando do Município até 16 de março. Depois de quase dois anos de trabalhos intensos e ininterruptos, o prefeito Leonaldo Paranhos de licenciou do cargo para tratar de assuntos pessoais. Após uma reunião com os secretários na tarde de ontem (5), foi assinado o termo de transmissão do cargo.