Saúde

“Dia D” no Brasil busca conter dengue: Cascavel abre unidades de Saúde

“Dia D” no Brasil busca conter dengue: Cascavel abre unidades de Saúde

Devido ao crescente número de casos, mais de 1 milhão em todo Brasil, neste sábado (2) acontece o “Dia D” contra a doença. Com o tema “10 minutos contra a dengue”, a campanha convoca todo cidadão para cuidar da sua própria casa e entorno. Em Cascavel, as unidades de saúde do Bairro Morumbi, Cancelli e Parque São Paulo vão atender das 8h às 13h exclusivamente para pacientes com sintomas de dengue. Cada unidade terá dois médicos e toda a estrutura de profissionais para oferecer o melhor atendimento aos enfermos.
Também está programado um adesivaço no Calçadão da Avenida Brasil, das 9h às 11h. Os adesivos serão colocados nos carros, numa ação educativa para reforçar aos cidadãos os cuidados e a faxina semanal nos quintais para eliminar criadouros. “Se a população não fizer sua parte, vai ter criadouros e teremos uma dengue prolongada que pode se estender até o mês de junho. Senão tiver mosquito, não terá transmissor da doença”, disse o secretário de Saúde, Miroslau Bailak.
Com 2.779 casos confirmados de dengue e uma morte registrada, a cidade está em um verdadeiro cenário de epidemia da doença. O alerta está ligado e somente os esforços de todos poderão frear o avanço do mosquito. O atendimento da rede de saúde pública já tem um crescimento significativo, por conta de pacientes com sintomas de dengue. As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) chegam a ter 100 pacientes a mais por dia. Por isso, as equipes médicas e de enfermagem foram reforçadas a fim de reduzir o tempo de espera dos cascavelenses.
O Dia D terá ainda uma mobilização dos agentes de Endemias, com vistoria, eliminação de criadouros e notificação em 1.770 imóveis nos bairros Jardim Veredas, Faculdade e Turisparque, regiões com maiores incidências do mosquito e que também receberão as caçambas da dengue. As equipes também darão sequência ações de bloqueio, com a aplicação de inseticida com bomba costal.

“Recrutas”
E para unir forças ao trabalho que será realizado amanhã (2), no Dia D contra a Dengue, todos os alunos levadram uma importante tarefa para casa neste fim de semana. “A Secretaria de Educação está propondo como tarefa de casa que os alunos, juntamente com seus pais e sua família, realizem uma limpeza da sua casa, do seu terreno, eliminando tudo o que possa estar acumulando água e possibilitando que o mosquito se propague e na segunda-feira (4) as crianças vão levar para o Cmei e para a escola o relato daquilo que ela fez no fim de semana”, explica a secretária de Educação, Marcia Baldini.
A orientação é que os pais verifiquem com seus filhos sobre a tarefa de casa do fim de semana e os auxiliem na execução da atividade. De acordo com a faixa etária, será proposto que a criança faça o registro, seja por desenho ou por texto, daquilo que foi realizado. As famílias que quiserem, podem fazer fotos e vídeos das crianças realizando a atividade e marcar as redes sociais da Semed e da prefeitura (@semedcascavel e @cascavel_prefa).
Com os mais de 31 mil alunos da Rede Municipal de Ensino, a ideia é mobilizar toda a comunidade escolar, que gira em torno de 90 mil cascavelenses.

Números do Paraná
A Secretaria de Estado da Saúde com o apoio do Comitê Estadual Intersetorial de Controle da Dengue está apoiando os municípios que estarão mobilizados para o combate à dengue neste sábado (2), com foco na prevenção e eliminação do Aedes aegypti. a proposta é a ampla divulgação e desenvolvimento de ações educativas em praças e vias públicas em todos os municípios, visando a adesão dos paranaenses na atividade semanal de verificação de seu domicílio e local de trabalho, além do cuidado com o ambiente público na manutenção da limpeza urbana e destinação correta do lixo, já que mais de 75% dos criadouros do mosquito são passíveis de remoção e eliminação.
De acordo com o boletim paranaense, já foram confirmados 58.567 casos e 23 óbitos no período sazonal 2023/2024.