Lançado no Show Rural Coopavel, o quarto edital do Programa Radar de Inovação, uma iniciativa da Fundetec, com parceria da Acic, Sebrae PR, Unioeste, Univel, IFPR, Iguassu Valley, Coopavel, Senac, Centro Universitário FAG e o Espaço Impulso, prevê R$ 2 milhões de investimentos em startups que se encaixem no programa. São recursos empregados para incentivar e impulsionar empresas de perfil tecnológico.
O projeto auxilia startups locais a serem reconhecidas globalmente. Com oficinas, provas, edital de subvenção econômica e financeira, além de uma série de capacitações e recurso subsidiado pela Fundetec, que conta com o apoio de um Ecossistema Regional formado por Sebrae, Acic (Acic Labs), Universidades e Instituições de Ensino
O prefeito Leonaldo Paranhos destacou a importância de investir em inovação. “Nós decidimos, em Cascavel, que ia ser uma política pública. Já é a quarta edição deste radar, que aliás, é um sistema que foi premiado. A gente coloca dinheiro da Prefeitura na formação de pessoas, de ideias e tem dado muito resultado. Os municípios precisam investir em tecnologia. O mundo vive isso e Cascavel está aí, também, na cabeça de todos esses investimentos de referência nacional”, disse o prefeito.
O presidente da Fundetec, Alcione Gomes, diz que a partir de agora os empreendedores já podem inscrever suas startups e se habilitar para o programa. O programa apoia com até R$ 40 mil cada projeto. “E não é só dinheiro, é também toda uma mentoria, capacitação do próprio Sebrae, dos parceiros, dos mentores, consultores, onde a gente treina, qualifica e capacita essa turma para eles se fortalecerem no mercado”, explica.
Parceiros
Além do prefeito Leonaldo Paranhos e do presidente da Fundetec, Alcione Gomes, o edital é assinado por Siro Canabarro (Acic), Maria da Piedade Araújo (Unioeste Inova), Alexandre Webber (reitor da Unioeste), Augusto Stein (Sebrae), Mark Reginato (FAG), Paulo Tadeu Figueira (Unioeste), Marcio Luiz Modolo (IFPR Cascavel), Rogério Rizzardi (Coopavel), Rogério Aver (Espaço Impulso), José Neto Rodrigues (Agro Cascavel Iguassu Valley), Jadson Siqueira (Iguassu Valley) e Patrícia Cordeiro (Iguassu Valley Cascavel).
Também participaram do evento o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Ercílio Santioni e César Rissette, diretor técnico do Sebrae.
Foto: Secom
Ferramenta de apoio
Augusto Stein, gerente regional do Sebrae, lembra que o Radar de Inovação é uma ferramenta que possibilita apoiar empresas que estão nascendo para um processo de validação, pré-incubação e incubação. “Como nós temos um ecossistema que já é relativamente bem dinâmico, pulsante, em Cascavel e no oeste do Paraná, nós precisamos aumentar o número de empresas de tecnologia pertencentes a esse ecossistema. De forma orgânica, ou seja, natural, esse número de empresas acontece de uma forma mais lenta. Quando a gente tem uma ferramenta como o Radar, a gente impulsiona esse número, acelera o número, o crescimento de empresas”, destaca.