Fávaro em Cascavel
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro confirmou presença no 36º Show Rural Coopavel, que será realizado de 5 a 9 de fevereiro em Cascavel. Fávaro e diretores do ministério estarão no evento na quarta-feira, 7 de fevereiro. Já estão confirmadas também as presenças do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar Paulo Teixeira e da presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros.
Hackathon Show Rural
Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Hackathon Show Rural Coopavel, maratona de desenvolvimento de ideias para o agronegócio. São 75 vagas disponíveis, totalizando 15 equipes competindo pelo prêmio: uma missão com o Ecossistema de Inovação do Chile. As inscrições ficam abertas até 7 de fevereiro, com inscrições que variam de R$ 140 (segundo lote) a R$ 175 (terceiro lote).
Monitoramento
A Polícia Federal deflagrou a Operação Vigilância Aproximada, que apura a suposta espionagem ilegal realizada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Os investigados, segundo a corporação, monitoravam ilegalmente autoridades públicas e outras pessoas, utilizando-se de ferramentas de geolocalização de dispositivos móveis sem autorização judicial. Um dos alvos da operação foi o deputado federal Alexandre Ramagem.
“Falta de autoridade”
O presidente do PL (Partido Liberal), Valdemar Costa Neto, disse que a operação da PF, é “falta de autoridade do Congresso Nacional”. Falou também que o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD), “deveria reagir e tomar providências”. Ramagem comandou a agência de julho de 2019 a março de 2022.
“Incapaz”
O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD), rebateu as declarações de Valdemar Costa Neto. Pacheco afirma, sem citar Valdemar, que o ex-deputado é “incapaz de organizar a oposição”. “Difícil manter algum tipo de diálogo com quem faz da política um exercício único para ampliar e obter ganhos com o fundo eleitoral e não é capaz de organizar minimamente a oposição para aprovar sequer a limitação de decisões monocráticas do STF”.
Contas governador
O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Maurício Requião, foi sorteado para relatar as contas do governador Ratinho Junior do exercício financeiro de 2024. O relator das contas do governador do Estado do ano de 2023 foi o conselheiro Ivan Bonilha.
Lottopar
O TCE suspendeu o Chamamento Público nº 3/2023, promovido pela Loteria do Estado do Paraná (Lottopar) com o objetivo de credenciar empresas para a concessão da exploração da modalidade de loteria instantânea, em meio físico ou virtual. As interessadas alegaram que o edital da licitação apresenta “inúmeras exigências desproporcionais e desarrazoadas”, as quais podem acarretar sua ilegalidade.
Decisão
O relator do processo, conselheiro Fabio Camargo, deu razão às representantes. Segundo ele, a opção da Lottopar pela modalidade licitatória de credenciamento em lugar da concorrência para promover a concessão de um serviço público aparentemente fere a Lei de Licitações e Contratos Administrativos.