Na segunda-feira, 5, acontecerá a premiação dos melhores produtores de aves e extensionista em conversão alimentar da Coopavel no exercício de 2023. A cerimônia contará com a presença de autoridades dos setores agrícola e sanitário e acontecerá às 10h no estande do IDR-PR, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná.
Em primeiro como melhores produtores ficaram Arlindo e Altevir Ferneda, de Guaraniaçu, em segundo Jacenir da Silva, de Três Barras do Paraná, em terceiro Nelir dos Santos Sementino, de Santa Lúcia, em quarto Adilson José Neis, Catanduvas, e em quinto Thiago Salvatti, de Cascavel. A melhor extensionista (conversão alimentar ajustada) de 2023 foi Elaine da Silva de Moraes.
Influenza aviária
Durante toda a semana do Show Rural, o CTA (Centro Tecnológico em Avicultura) vai apresentar informações e palestras sobre a Influenza Aviária. O tema foi definido em parceria pela Coopavel, Adapar (Agência de Defesa Sanitária do Paraná) e Ministério da Agricultura e Pecuária. “Estamos muito animados com essa parceria e convidamos os produtores a participar e a conhecer mais sobre assuntos relevantes sobre sanidade”, reforça o presidente da Adapar, Otamir César Martins.
Suinocultura
Os melhores da suinocultura da Coopavel, em 2023, serão premiados em evento na quinta-feira, 8. A confirmação dos cinco melhores e a entrega da premiação será às 14h no setor da pecuária com a presença de diretores da área de Fomento de Suínos da cooperativa, autoridades e convidados.
O casal Ademir e Neuza Oldoni, de Cascavel, ficou em primeiro lugar; Ilair Alves de Morais, Matelândia, em segundo, Edgar Koning, de Toledo, em terceiro, Bruno Miguel Arenhart, de Cascavel, em quarto e Edinaldo Dufek/Debora Cristina Domiciano, de Corbélia, ficaram em quinto lugar. O resultado do primeiro colocado foi de 1,769 (melhor lote de 2023) – a média do ano foi de 1,8205 com conversão ajustada e a mortalidade média do período foi de 0,74%.
O evento
A 36ª edição do Show Rural Coopavel será de 5 a 9 de fevereiro, em Cascavel, no Oeste do Paraná. Neste ano, serão 600 expositores e expectativa de público superior a 300 mil pessoas. A estimativa de comercialização, nos cinco dias do evento, é de R$ 5,5 bilhões. O Show Rural é um dos poucos eventos técnicos do campo no Brasil que não cobram entrada dos visitantes nem o estacionamento.
Fonte: Assessoria