Ratinho Junior 2030?
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, disse que dificilmente o presidente Lula (PT) não consiga se reeleger em 2026. De acordo com ele, para perder a reeleição, “Lula teria de errar muito daqui para frente”, afirmou. Kassab ainda disse que o governador do Paraná, Ratinho Junior que é correligionário do PSD, “chegará forte em 2030” pelo bom trabalho que vem fazendo à frente do Paraná. No entanto, os planos de Ratinho seria disputar o pleito já em 2026.
Repúdio I
A Câmara de Cascavel aprovou, ontem (12), uma Moção de Repúdio a indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal. Mesmo com defesa veemente de indicação de Dino, os vereadores Dr. Lauri, Professora e Liliam e Edson de Souza, não conseguiram demover os demais pares a reprovarem a moção. Autores da Moção, os vereadores Pedro Sampaio e Romulo Quintino lembraram que pelo menos “70%” da população de Cascavel – que votou em Bolsonaro – não aprova indicação e espera que a “voz do povo” seja ouvida no Senado.
Repúdio II
Basicamente, os vereadores favoráveis a moção de repúdio, não questionaram as “qualidades técnicas” de Dino, mas seu comprometimento “íntimo” com o projeto do Governo Lula e sua inegável bandeira ideológico comunista, o que sugere uma atuação “parcial” na Suprema Corte.
Reintegrações de posse
O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, afirmou que o Tribunal tem uma sensibilidade grande com a questão fundiária e que este não é o momento de ações violentas de reintegração de posse. A declaração foi durante um encontro do magistrado com deputados estaduais do Paraná, que debatiam a questão.
Recomendações Foz
O Tribunal de Contas do Paraná homologou a emissão de duas recomendações à Prefeitura de Foz do Iguaçu. As medidas foram indicadas após o Órgão de Controle realizar auditoria sobre a realização de serviços de pavimentação de vias urbanas no município. O TCE apontou que os serviços de pavimentação analisados foram medidos e pagos com controle tecnológico inadequado, em desacordo com as normas técnicas previstas em contrato.
Santa Terezinha de Itaipu
O TCE-PR deu provimento ao Recurso de Revisão formulado pelo ex-prefeito de Santa Terezinha de Itaipu Cláudio Dirceu Eberhard (gestões 2001-2004, 2005-2008, 2013-2016 e 2017-2020) em face de decisão do Tribunal que aplicou sanção de devolução de R$ 399.278,21 imposta a ele, ao Ibidec. Com a nova decisão do TCE, o apontamento acerca das despesas com custos operacionais e administrativos foi convertido em ressalva; e a sanção de devolução foi afastada pelos conselheiros.
Decisão em 2024
O Conselho de Ética e Decoro da Assembleia Legislativa do Paraná prorrogou para o início de 2024 a decisão que pode punir o deputado Renato Freitas (PT) com advertência por escrito no processo disciplinar aberto pelo presidente da Casa, Ademar Traiano (PSD). Houve um pedido coletivo de vista durante reunião do Conselho.
Agenda cancelada
O presidente Lula não vai mais a Curitiba. Ele participaria nesta quinta-feira (14) de um evento promovido pela Itaipu Binacional. A vinda de Lula foi cancelada em razão de compromissos da agenda presidencial. Com isso, a solenidade está cancelada e será remarcada para 2024.