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Novo Renault Master: Aerovan multienergia de nova geração

Comercializado a partir do segundo trimestre de 2024, o Novo Renault Master foi pensado para ir mais longe, carregar mais e gastar menos

Novo Renault Master: Aerovan multienergia de nova geração

Desde que foi lançado, em 1980, já são mais de 3 milhões de unidades vendidas do Renault Master, todas produzidas em Batilly, próximo a Metz, no leste da França. A rica história de mais de 40 anos é marcada pelas três primeiras gerações do furgão, com um grande sucesso em sua posição de líder histórico do mercado europeu na categoria. O Renault Master é comercializado em mais de 50 países, tendo chegado ao mercado sul-americano em 1990. A quarta geração do Renault Master chega agora para perpetuar este sucesso.

O Novo Renault Master oferece um ambiente interno de alta qualidade, próximo daquele encontrado nos veículos de passeio da marca. O painel de bordo em forma de “S” é centrado no condutor, contribuindo para aumentar o espaço disponível na cabine. Os materiais topo de linha e a tela de 10 polegadas (de série em toda a gama) oferecem um toque high-tech bastante agradável visualmente e os tons escuros dos revestimentos acentuam ainda mais a impressão de casulo proporcionada pela cabine ultramoderna. Já o volante oriundo da gama de veículos de passeio pode agora ser regulado tanto em altura como em profundidade, permitindo que cada um encontre sua melhor posição de dirigir. Nas versões equipadas com câmbio automático, a alavanca do câmbio fica localizada no volante, aumentando o conforto e a segurança.

Com um total de 135 litros, o volume de porta-objetos teve um aumento de 25%, o que faz desta geração a melhor neste quesito no mercado. Cada coisa tem seu lugar na cabine de Novo Renault Master, como os múltiplos espaços para guardar objetos no painel de bordo, porta-copos laterais, porta-luvas em formato gaveta, console de teto e dois níveis de porta-objetos nas portas.

O Novo Renault Master se transforma facilmente em um verdadeiro escritório móvel. Quando é rebatido, o encosto do banco central forma uma mesa de trabalho, enquanto que o assento oferece um porta-notebook embutido. Já as tomadas USB-C permitem alimentar os dispositivos eletrônicos. Assim, cada detalhe foi pensado para um uso intenso no dia a dia, como as extremidades dos assentos dos bancos, produzidas em material mais resistente do tipo couro sintético, que facilitam os movimentos para entrar e sair da cabine, mantendo o aspecto original por mais tempo. Estão disponíveis várias opções de bancos, como suspensos, giratórios, individual e mais três versões de bancos inteiriços, em duas versões de tecido ou couro artificial.

Design a serviço da performance energética

O trabalho excepcional realizado na aerodinâmica do Novo Renault Master permite oferecer a melhor eficiência em sua categoria, seja qual for a fonte de energia utilizada. O coeficiente aerodinâmico foi reduzido em mais de 20%, um valor bem abaixo da geração anterior e de todos seus concorrentes atuais.

Para atingir este resultado, sua forma foi trabalhada nos mínimos detalhes, como o capô mais curto, o para-brisa avançado e inclinado, o design dos retrovisores, passagens de ar no para-choque, parte traseira mais estreita, inclinação do teto, etc. A aerodinâmica também foi trabalhada para melhorar o conforto acústico do cockpit.

Como o tamanho do veículo não permite que ele seja testado no túnel de vento de Saint-Cyr, os estudos de desenvolvimento da aerodinâmica foram realizados em maquetes em escala 83%. Posteriormente, as versões em tamanho real foram validadas em um túnel de vento especializado para o setor de aviação.

Os esforços se traduziram concretamente em eficiência. Por isso, o Novo Renault Master teve um ganho significativo de 39 g/km em emissões de CO2, permitindo que ele ofereça um valor inferior a 200 g/km. A excepcional aerodinâmica do Novo Master também permite que ele contribua muito para a redução do consumo das versões elétricas, já que é possível um ganho de 20% em comparação com o Master atual.

Plataforma multienergias

Seja qual for a motorização escolhida, os clientes do Novo Renault Master terão o veículo mais eficiente de sua categoria*. Isso permite ganhos tanto em custos de utilização como em capacidade de carga útil (até 2 toneladas).

Motorização elétrica

As versões 100 % elétricas do Novo Renault Master oferecem duas motorizações de 96 ou 105 kW, cada uma delas entregando 300 Nm de torque, sendo a primeira equipada com uma bateria com capacidade de 40 kWh (180 km de autonomia WLTP) e a segunda com uma bateria de 87 kWh (mais de 410 km de autonomia pelo ciclo WLTP).

Isso permite que o Novo Renault Master apresente níveis recordes, como carga útil de 1.625 kg com habilitação categoria B, autonomia superior a 410 km WLTP e capacidade de reboque de 2,5 toneladas. O consumo se mantém comedido, com 21 kWh/100 km segundo a norma WLTP para a versão equipada com a bateria de 87 kWh, graças a um sistema inovador de gestão térmica. A recarga rápida de 130 kW DC permite atingir 229 km de autonomia em 30 min. Em domicílio, 10 a 100% da recarga é feita em menos de quatro horas, utilizando um carregador de parede do tipo Wallbox de 22 kW em corrente alternada.

Hidrogênio

O Novo Renault Master também foi criado para oferecer futuramente uma versão a hidrogênio H2-Tech e célula de combustível.

Foto: Divulgação