Variedades

União Europeia proíbe venda de produtos e maquiagens com glitter

Close up studio shot of a beautiful girl wearing curly pink wig and bold make up.
Close up studio shot of a beautiful girl wearing curly pink wig and bold make up.

A União Europeia (UE) proibiu no último mês a comercialização de produtos com microplásticos, como é o caso do glitter, utilizado em maquiagem, decoração e artesanatos, por exemplo. A medida vale para aqueles feitos de plástico não biodegradável e insolúvel, que entram na categoria de microplásticos. Já o glitter, não considerado microplástico, pode continuar a ser comercializado. Como é o caso dos biodegradáveis, solúveis, naturais ou inorgânicos.

A proibição começou a valer em 17/10/2023. Contudo, a União Europeia anunciou que o glitter e os produtos que o contêm, como produtos de maquiagem, que já estão nas prateleiras das lojas, podem seguir sendo comercializados até seu esgotamento.

Essa medida vem ao encontro de iniciativas mundiais para o combate ao microplástico e faz parte do Pacto Ecológico Europeu.

Pacto Ecológico Europeu

O Pacto Ecológico Europeu é um conjunto de medidas estratégicas que visa colocar o bloco no rumo da transição ecológica, a fim de assegurar a neutralidade climática até 2050, ou seja, alcançar o equilíbrio das emissões de CO2 (dióxido de carbono).

Com isso, diversos planos de ação chegam a governos, indústria e sociedade, abrangendo clima, ambiente, transportes, energia, agricultura e financiamentos sustentáveis, incluindo ações de combate à produção e à comercialização dos poluentes microplásticos, entre os quais se enquadram o glitter.

Microplásticos

São considerados microplásticos os micropedaços de plástico com medida inferior a 5 mm. Trata-se de pequenas partículas que impactam negativamente diferentes ambientes naturais e até a saúde humana e de animais.

Eles estão presentes em diversos tipos de objetos, maquiagem com glitter, materiais e equipamentos humanos. Com isso, eles se soltam dos produtos de origem e alcançam mares, picos de montanha, florestas e até o interior do corpo humano.

Estima-se que há 14 milhões de toneladas métricas de microplásticos no fundo dos oceanos. Esses poluentes têm sido cada vez mais combatidos por governos, mas seguem sendo comercializados pelo mundo, promovendo a poluição da natureza e causando efeitos nocivos a todos.

Proibição dos glitters na UE

A União Europeia busca se desfazer de toneladas adicionais de microplásticos no meio ambiente. Com isso, os glitters precisam ser fabricados se enquadrando nos tipos de biodegradáveis, solúveis, naturais ou inorgânicos.

Alternativas para usar

Pessoas que se utilizam de cosméticos, maquiagem, decoração, artesanato e roupas com glitter podem optar pelos itens biodegradáveis e naturais, pois não afetam negativamente o meio ambiente e possuem a mesma estética dos microplásticos.

Para escolhê-los na hora da compra, basta ler o rótulo ou etiqueta dos produtos. Também é possível contar com a ajuda de profissionais do curso de estética, como maquiadores e cabeleireiros, para a utilização consciente dos itens de beleza.

Crédito: Divulgação/Foto: iStock