A Apofilab (Associação de Portadores de Fissura Lábio Palatal de Cascavel) comemorou hoje (19) os 32 anos de fundação. O secretário Hudson Moreschi Júnior, da Assistência Social, participou da solenidade representando o prefeito Leonaldo Paranhos e destacou a importância da entidade no cuidado às crianças portadoras de fissura lábio-palatal.
O Município de Cascavel apoia a entidade disponibilizando servidores que auxiliam no cuidado das crianças e financeiramente por meio de chamamento público.
“São 32 anos de prestação de serviço à comunidade, através do atendimento da saúde, da educação e da assistência social. São milhares de pessoas que são aqui atendidas diariamente. E não só pessoas de Cascavel. Apoflab tem um grande diferencial, pois atende toda a região oeste aqui do Paraná. Somos muito gratos a todas as entidades sociais, pois muitas vezes o poder público não tem o alcance necessário para chegar a todas as pessoas. E aí nós temos as entidades sociais com o seu trabalho essencial, que garante esse atendimento na assistência social, saúde e educação, como é o caso da Apofilab”, destacou o secretário.
A Associação de Portadores de Fissura Lábio Palatal de Cascavel atende atualmente mais de 200 crianças semanalmente vindas não apenas de Cascavel, mas de todos os Municípios que integram a Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) e também do Paraguai. As crianças recebem atendimento odontológico, fonoaudiológico, de assistência social, entre outros.
A Apofilab é mantida com doações da comunidade e também através de ações que são realizadas para a arrecadação de fundos que custeiam parte das despesas para manutenção da entidade. “A Apofilab ajuda essas crianças e dá assistência a esses pais, porque quando uma criança nasce com alguma anomalia, ela vem aqui, e primeiro nós tratamos dos pais, nós conversamos com eles para que entendam o que é essa anomalia, aí depois a gente vai cuidar da criança dos três meses até os 24 anos de idade!”, explicou Marcelo Barroso da Silva, presidente da Apofilab Cascavel.
Fonte: Secom