Curitiba – Um simples toque em um ícone que descortina um universo. Desde setembro de 2019, quando ocorreu o lançamento do aplicativo do Sistema Faep/Senar-PR, produtores rurais do Paraná e de outros Estados têm vivenciado diariamente essa experiência. Com o app está fácil saber quando vai chover, os rumos das cotações das principais commodities agrícolas, ler, ver e ouvir as notícias da agropecuária paranaense, entre outras funcionalidades. Ao longo destes quatro anos, mais de 14 mil instalações vem permitindo uma boa experiência aos usuários. Porém, o desafio de aprimoramento é contínuo e, para comemorar ainda mais, a ferramenta passou por uma nova atualização.
“Ao longo da nossa história, sempre investimos em inovação, desde manejos agropecuários até estratégias internas, com aprimoramentos e treinamentos constantes. Com o aplicativo não é diferente. Temos profissionais dedicados em desenvolver soluções e ouvir os produtores que usam a ferramenta no dia a dia, de modo a melhorar e adequar constantemente tudo que estiver ao nosso alcance”, diz Ágide Meneguette, presidente do Sistema Faep/Senar-PR.
Até agora, a estratégia de ouvir agricultores e pecuaristas, realizar pesquisas de opinião e promover atualizações vem dando certo. Mesmo com milhares de downloads ao longo destes quatro anos, o aplicativo tem nota de avaliação de 4,8, de cinco pontos possíveis – tanto nas lojas do Android quanto do iOS. Neste caso, loja é somente a palavra utilizada pelos sistemas operacionais dos smartphones, já que os usuários têm acesso gratuito ao aplicativo e a todos os serviços ofertados. E olha que não é pouca coisa!
Divulgação e aprendizado
Nos últimos anos, o trabalho para tornar o aplicativo conhecido e disponibilizar os diversos serviços aos agropecuaristas tem sido intenso. Segundo a gerente do Departamento de Tecnologia da Informação do Sistema Faep/Senar-PR, Ieda Donada, milhares de flyers com QR Code foram distribuídos em locais estratégicos. Além disso, o corpo a corpo e o trabalho de indicação em eventos segmentados também têm gerado um crescimento consistente no número de usuários.
Aliado à estratégia de tornar o aplicativo mais conhecido, Ieda enfatiza o investimento feito em pesquisa de satisfação do cliente. Dessa iniciativa surgiram ideias como implantar as áreas de cotações e previsão do tempo, hoje carros-chefes da ferramenta. “Nós temos um aprendizado constante sobre as coisas que funcionam e que não deram tão certo. Usamos ferramentas como mapa de calor, melhoramento da interface e usabilidade. O feedback dos nossos usuários é algo muito valioso no processo de aprimoramento constante do aplicativo”, aponta Ieda.
Especialista em Experiência do Usuário (UX, na sigla em inglês) e consultora do Sistema Faep/Senar-PR, Ana Carolina Paiva trabalha nas melhorias constantes no aplicativo. A profissional compara o software a um canivete suíço, já que está sempre à mão e reúne uma série de funções em um único dispositivo. “Quando eu penso no aplicativo, lembro do meu avô, tirando o canivete do bolso para descascar laranja para os netos e resolvendo uma série de coisas do dia a dia, com aquela pequena ferramenta”, reflete a consultora do Sistema Faep/Senar-PR, Ana Carolina Paiva.
Atualização
Para marcar o aniversário de quatro anos do aplicativo, o Sistema Faep/Senar-PR lançou uma atualização na plataforma. De acordo com o técnico do Departamento de TI do Sistema Faep/Senar-PR Paulo Henrique Alves, o trabalho inclui melhorias nas funcionalidades que já existem para tornar a ferramenta mais simplificada e com design ainda mais atrativo.
“Fizemos mudanças em algumas páginas de exibição na tela inicial do aplicativo para que o usuário não precise entrar em outras seções para obter as informações. O intuito é facilitar ainda mais a navegação”, aponta Alves.
Serviço
O aplicativo do Sistema Faep é gratuito, sem necessidade de assinatura. Para utilizá-lo no seu celular, basta acessar as lojas virtuais App Store ou Play Store ou a página: app.sistemafaep.org.br e fazer o download.
Trunfo na diversificação
Nem bem começa o dia em Pitanga, na região Centro-Sul do Estado, e Adriano Hellmann está na rotina que envolve 55 cabeças de gado de leite e 20 hectares de lavoura. Antes de iniciar a lida, o agropecuarista acessa o app do Sistema FAEP/SENAR-PR, para ficar bem informado. “Para nós que somos produtores, o aplicativo é interessante, principalmente, pelo sistema de previsão do tempo de 30 dias e as cotações, já que podemos acompanhar tudo centralizado num lugar só”, destaca.
Outro aspecto importante, para Hellmann, é a possibilidade de ter informações cruciais da meteorologia e do mercado, aliado a informações valiosas segmentadas para a agricultura e pecuária. “Temos que estar antenados 24 horas por dia e com o aplicativo fica fácil se informar, apesar da correria. São matérias bem-feitas, uma fonte de informação confiável, sobre como realmente estão acontecendo as coisas no agro”, completa.
Referência para contratos
O agropecuarista Francisco Fraccaroli se desdobra para acompanhar os trabalhos em três locais diferentes. Em Rolândia, são 290 hectares dedicadas à agricultura; em Guaraçu, mais 1,4 mil hectares de cana e uma granja de frango capaz de alojar 120 mil frangos; e em Corumbataí do Sul, mais 3,5 mil cabeças de gado nas modalidades recria e engorda. Para acompanhar tudo que precisa para gerir as propriedades, Fraccaroli conta com a ajuda do aplicativo do Sistema Faep/Senar-PR.
A seção que Fraccaroli mais utiliza é a de cotações. A confiabilidade é tamanha que os índices disponíveis na ferramenta são um dos indexadores dos seus negócios na pecuária. “Tenho um contrato de parceria indexado em arrobas de boi e um dos indicadores é o preço que consta no aplicativo. Eu abro de forma recorrente, vejo todo dia o preço do boi. E sempre dou uma olhadinha nos cursos também, para agendar para meus funcionários”, compartilha o agropecuarista.
Fotos: Faep/Senar-PR/Divulgação