Cascavel, ao longo dos anos, vem se consolidando como uma grande referência em políticas públicas no que diz respeito à Educação Infantil e à Primeira Infância. O I Seminário da Educação Infantil vem justamente com a temática ‘Políticas Públicas, Práticas de Ensino e Engajamento Familiar’, com a proposta de aprofundar o conhecimento em torno das especificidades da Educação Infantil.
O Seminário teve início na noite de ontem (26), com o Anfiteatro Emir Sfair lotado pelas famílias dos alunos da Educação Infantil de Escolas e CMEIs, que abrilhantaram a noite com suas belas apresentações. “Eu não tenho palavras para descrever o quanto foi emocionante ver esse auditório lotado ontem à noite, em cima e embaixo, de famílias, crianças e profissionais da Educação Infantil”, disse a secretária de Educação, Marcia Baldini.
Para a secretária, o sucesso do evento é resultado de um trabalho muito bem feito, que já vem sendo realizado há anos e que agora se consolida com muitos avanços em Cascavel. Diante disso, Marcia fez questão de reforçar a importância de se discutir políticas públicas voltadas para a Educação Infantil. “Nós precisamos fazer ganhar força a famosa expressão ‘Regime de Colaboração’ entre União, Estados e Municípios, pois hoje ainda nos vivemos órfãos e sozinhos em relação às Políticas Públicas para a Primeira Infância”, disse a secretária, ressaltando a necessidade de os governantes, em todas as esferas, trabalharem e investirem na Educação Infantil.
A abertura do evento aconteceu na manhã de hoje (27), com a presença de autoridades, profissionais da Educação Infantil e famílias de alunos. O vice-prefeito Renato Silva, que esteve presente na abertura, falou do quanto o município ganha com o comprometimento dos profissionais que compõem a Educação Infantil da Rede Municipal. “Que bom quando se tem pessoas comprometidas com o desenvolvimento da sociedade e nada melhor do que cuidar de uma criança”, afirmou.
Família Mais
A manhã de hoje foi marcada pelo lançamento do documentário ‘Família Mais Cascavel’, que é resultado de um trabalho realizado junto às famílias dos alunos da Educação Infantil de Cascavel, ao longo de seis meses. Cascavel foi selecionada para implementar a estratégia Família Mais, fomentada pela iniciativa Urban 95, da qual o município faz parte. “Este foi um projeto piloto e inovador, que teve como objetivo e foco de trabalho o aumento da participação dos pais e cuidadores na Educação Infantil e é possível afirmar hoje, depois da implementação da estratégia, que houve um significativo aumento na participação da família nas atividades culturais e reuniões de pais”, conta o coordenador pedagógico da Semed e coordenador do Plano Municipal da Primeira Infância, Wesley Santos.
Segundo Wesley, o documentário foi realizado diante do sucesso que a estratégia representou em Cascavel. “É um material que traz os depoimentos de pais e mães, de crianças, professores, coordenadores pedagógicos e da própria Secretaria de Educação”. Além do documentário, quem passa pelo I Seminário da Educação Infantil pode conferir uma sessão de banners, detalhando como foi a implantação do Família Mais em cada CMEI.
Ainda pela manhã, foi ministrada a palestra ‘Engajamento Familiar e o Desenvolvimento Socioemocional’, com a Dra. Ana Luiza R. Colagrossi, que atuou na implementação do Família Mais em Cascavel, junto à Urban 95.
Programação
O I Seminário da Educação Infantil segue durante a tarde de hoje e também amanhã o dia todo. Serão mais cinco importantes palestras até o encerramento do evento. Quem abre a tarde é a secretária Marcia Baldini, com a palestra ‘Políticas Públicas para a Educação Infantil’, seguida da especialista Vanessa F. Schons Rip, que tratará do tema ‘Primeira infância e a saúde mental do adulto. Qual a relação?’.
Amanhã de manhã acontecerá uma mesa de debates sobre o engajamento familiar, que será mediada pelo coordenador Wesley e contará com a participação de diretora e coordenadoras pedagógicas convidadas. Ainda pela manhã, a Mestre Kelley Stepanha trará a palestra: ‘TEA no Contexto da Educação Infantil’.
Já no período da tarde, a Mestre Ilda de Fátima de Lourdes Oliveira vai falar sobre as múltiplas faces da linguagem na Educação Infantil e o Dr. Daniel Zampieri Loureiro trará a palestra ‘Alfabetização Matemática’.
Fonte: Secom