No fundo de um galpão, atrás de um túnel de vento no centro de desenvolvimento e testes da Ford em Allen Park, Michigan, um grupo de engenheiros se reuniu em 2021, após o expediente, para uma nova missão que parecia um sonho impossível: projetar um Mustang para enfrentar o melhor dos carros esportivos europeus.
Assim nasceu o Mustang GTD 2025, um carro de alta performance de edição limitada, homologado para as ruas e com a alma do Mustang, apresentado hoje pela Ford nos EUA. O modelo é um “tour de force” tecnológico, inspirado no Mustang GT3 programado para correr em Le Mans no próximo ano. Basta um olhar na carroceria larga esculpida em fibra de carbono e na asa traseira imponente para notar o seu incrível desempenho e legado. É um Mustang como nenhum outro já feito.
“O Mustang GTD destrói todas as noções preconcebidas do que é um supercarro”, diz Jim Farley, presidente e CEO da Ford. “É uma nova abordagem para nós. Não projetamos um carro de rua para as pistas, criamos um carro de corrida para as ruas. O Mustang GTD pega a tecnologia do nosso Mustang GT3 de competição, a envolve numa carroceria de fibra de carbono e a libera nas ruas”.
Todas as peças de precisão do Mustang GTD foram especialmente projetadas. Cada forma é determinada pela função. Ele foi projetado com um propósito: ser mais rápido na pista, com mais tecnologia que os carros de corrida nos quais se baseia. Muitas pessoas que participaram do seu desenvolvimento também estão por trás dos Mustangs de corrida e do GT vencedor de Le Mans. Ele foi feito para ser o Mustang de rua mais rápido de todos os tempos.
O Mustang GTD tem uma incrível força descendente para rodar plantado no asfalto, graças à aerodinâmica ativa e à aderência dos enormes pneus, montados em uma avançada suspensão dianteira de braços curtos e longos, com altura dupla, e suspensão traseira multi-link. Ele para com autoridade graças aos freios de carbono-cerâmica, tem transmissão de oito marchas com dupla embreagem montada na traseira e eixo de transmissão de fibra de carbono leve para oferecer uma distribuição de peso próxima de 50/50. Tudo isso movido a uma velocidade espantosa por um V8 de 5,2 litros supercharged, com potência estimada de mais de 800 cavalos.
Esculpido para explorar o ar
O design do Mustang GTD é puro propósito. Cada detalhe é focado no desempenho aerodinâmico e na velocidade, desde o divisor dianteiro, o capô e os para-lamas até a asa traseira ativa com controle hidráulico, montada no pilar C.
O uso extensivo de fibra de carbono contribui para reduzir o peso, baixar o centro de gravidade e melhorar a capacidade de resposta. Os para-lamas, o capô, a cobertura que substitui a tampa do porta-malas, as soleiras das portas, os divisores dianteiro e traseiro e o teto são de fibra de carbono. Os painéis dianteiro e traseiro também podem vir opcionalmente no mesmo material.
O pacote aerodinâmico opcional inclui cobertura de fibra de carbono sob a carroceria e tecnologias que seriam ilegais em corridas, como abas dianteiras controladas hidraulicamente para gerenciar o fluxo de ar junto com a asa traseira ativa.
O espaço que seria do porta-malas é ocupado pela suspensão semiativa, pelo sistema de controle hidráulico e pelo sistema de refrigeração da transmissão. A sua tampa é substituída por uma cobertura inspirada em corridas, com duas entradas de ar direcionadas aos trocadores de calor.
Essa combinação de recursos aerodinâmicos resulta em uma enorme “downforce”, equilibrada nos eixos dianteiro e traseiro, que aumenta a velocidade em curvas e permite um controle apurado do veículo.
Extrema performance
“O hardware foi cuidadosamente selecionado e desenvolvido para permitir um tempo de volta excepcional”, diz Greg Goodall, engenheiro-chefe de programa da Ford. “O objetivo deste projeto era claro – ir muito, muito mais rápido que nunca, com tempo de volta de menos de 7 minutos em Nürburgring. Isso faz dele o Mustang de rua mais rápido da Ford.”
O Mustang GTD usa um V8 supercharged de 5,2 litros, desenvolvido especialmente com entradas duplas de ar e o primeiro sistema de cárter seco em um Mustang de rua, para manter o motor lubrificado em curvas contínuas e exigentes. A linha vermelha de rotação do motor, a mais de 7.500 rpm, gera notas excepcionais, reforçadas pelo sistema de exaustão com válvula ativa de titânio opcional. É o Mustang homologado para as ruas mais potente já desenvolvido pela Ford.
Preço
O Mustang GTD estará disponível no final de 2024, começo de 2025, com produção limitada e preço estimado a partir de US$ 300.000. A sua montagem será iniciada na fábrica da Ford em Flat Rock e depois finalizada à mão pelas equipes da Ford Performance e da Multimatic nas instalações da Multimatic em Markham, Canadá, com o mesmo apuro dos modelos de corrida.
Foto: Divulgação