Opinião

A dor da separação

A dor da separação

“Uma separação tem de ser comprada através de uma longa dor. Somente quando se sofreu por bastante tempo pode-se ter uma separação com boa consciência” (Bert Hellinger)

Toda separação provoca em nós dor, sofrimento. É o que acontece quando perdemos uma pessoa querida em virtude da morte. Em uma separação de casal não é diferente: perdemos alguém que um dia amamos profundamente.

O saudável em qualquer forma de separação é viver o luto da perda entregando-se à dor. Somente quando nos entregamos à dor temos chance de superar o sofrimento que a dor nos causa. Somente quando permitimos viver o luto da separação – por morte ou por divórcio – será possível liberar-nos para um novo caminho.

Muitas pessoas, na tentativa de escapar da dor da separação, buscam inconscientemente substitutivos: o primeiro é a busca pelo culpado; o segundo é a raiva daquele que partiu; e o terceiro é a auto-compaixão.

Enquanto ficarmos presos a esses sentimentos permanecemos reféns da dor. Na bem-humorada frase de Bert Hellinger, é como se tivéssemos de “comprar” com a dor o “direito” à separação.

Em um processo de separação de casal por causa de divórcio, um dos cônjuges experimenta o relacionamento como infelicidade. O comportamento padrão nesses casos é compartilhar com os amigos e amigas sua infelicidade como se quisesse comprar o direito social à separação. No fundo, a pessoa deseja que suas amigas e amigos a apóiem dizendo: “Você já sofreu demais; você está mais do que certo/a de separar-se!”.

Nos processos de separação de casal não poucas vezes o cônjuge que não quer separar-se traz obstáculos para dificultar a separação. Assim, em vez de olharem juntos para a situação produzem um cabo de guerra que multiplica a dor de ambos.

Como está o seu relacionamento? Está vivendo uma situação difícil e não sabe como lidar com tudo o que está acontecendo na sua vida? Às vezes o olhar de alguém de fora pode ajudar a iluminar o quadro e encontrar saídas. Entre em contato conosco pelo WhatsApp indicado abaixo. Estamos disponíveis.

—————————

JOSÉ LUIZ AMES E ROSANA MARCELINO são consteladores familiares e terapeutas sistêmicos e conduzem a Amparar

Whatsapp: https://bit.ly/2FzW58R

Siga no Instagram ⬇️

https://instagram.com/amparar.terapias?igshid=ZDdkNTZiNTM=

Siga no YouTube⬇️

https://youtube.com/@amparar.terapias