Variedades

Tradição: Família Richetti celebra origens neste fim de semana em Paraí-RS

Encontro, que nasceu em Cascavel no ano de 2012, chega à 6ª edição reunindo familiares do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande Sul e Paraguai

Tradição: Família Richetti celebra origens neste fim de semana em Paraí-RS

Com uma trajetória de 146 anos no Brasil, a família Richetti está em festa neste fim de semana no Rio Grande do Sul, no município de Paraí. Esta é a segunda vez que a cidade sedia o evento, que nasceu na cidade de Cascavel-PR no ano de 2012 com o propósito de aproximar descendentes de Pasquale Richetti e de Maria Margherita Corona de todas as regiões, valorizando e criando novos laços com as origens, preservando tradições.

O encontro deve reunir cerca de 500 descendentes de Pasquale Richetti, que nasceu em Portogruaro, Itália, no dia 21 de março de 1843. Com 26 anos de idade, no dia 31 de janeiro de 1870, casou-se com Maria Margherita Corona, nascida em 21 de março de 1854. O casal de imigrantes chegou a Caxias do Sul em janeiro de 1877, vindos de Cesiomaggiore, Belluno, na Itália. No Brasil, tiveram dez filhos: Oliana Maria, Justina, Benjamino, Felippe, Egídio, Júlia, Frederico, Maria, Albertina e Guerino.

Pasquale faleceu em 18 de abril de 1910, com 67 anos de idade, em Caxias do Sul. Os filhos fixaram residência em cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Benjamino, Felippe e Egídio estabeleceram-se em Paraí, município que ainda abriga um grande número de descendentes da família Richetti.

Frederico Richetti migrou para Santa Catarina e, mais tarde, boa parte de seus descendentes migraram para a região oeste do Paraná, com forte presença em Cascavel.

Sexta edição do encontro

A proposta da família é realizar o encontro a cada dois anos, contudo, devido à pandemia houve um intervalo de quatro anos desde a quinta edição em 2019, que foi realizada na cidade de São Jorge-RS.

Já foram realizados dois encontros em Cascavel-PR, uma edição em Capinzal (SC), um encontro em Paraí (RS) e um encontro em São Jorge (RS).

Este 6º encontro começa neste sábado (29) à noite e segue durante todo o domingo (30) no salão de festas da Paróquia São Brás de Paraí, com celebração eucarística na Igreja Matriz São Brás seguido de almoço e tarde cultural.

Foto: Acervo familiar