Variedades

Oficina gratuita de audiovisual está com inscrições abertas em Cascavel

Ao todo, são 40 vagas disponíveis. Formação reúne técnicas do cinema documentário e o uso de smartphones

Oficina gratuita de audiovisual está com inscrições abertas em Cascavel

Estão abertas as inscrições para a oficina “Cultura e Cidade: experimentações audiovisuais”, que será ministrada pelo jornalista e documentarista Fagner Bruno, nos dias 6 e 7 de maio, das 9h às 17h, no Teatro Municipal de Cascavel. A inscrição é totalmente gratuita e deve ser realizada até o dia 5 de maio pelo site www.circuitoterra.com.br 

Ao todo, são 40 vagas abertas à comunidade. A oficina faz parte do projeto Circuito Terra Instrumental e é viabilizado via Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio Syngenta e realização Brahmi Cultural, Ministério da Cultura e governo federal.

A formação tem como objetivo promover o contato dos participantes com a linguagem do cinema documentário, com suas práticas e técnicas a partir das possibilidades do uso do smartphone e aparelhos móveis. Através da produção de minidocumentários, a proposta geral da oficina é investigar as características culturais da cidade, com roteiros guiados por um mapeamento afetivo dos participantes.

As aulas serão presenciais. “Já realizamos oficinas em Londrina, Ponta Grossa e Cornélio Procópio e vamos fechar a temporada de formação em Curitiba. É importante que os interessados se inscrevam com antecedência. A inscrição é toda online, bem rápida e prática de fazer”, afirma Thais Bellani, coordenadora geral do Circuito Terra.

Circuito Terra Instrumental

O projeto Circuito Terra Instrumental é um festival que celebra a produção da música instrumental no Brasil, propiciando espaços de intercâmbio e criação em diversas regiões do país. É formado por quatro principais ações: residência artística, gravação de videoclipe, shows e oficinas.

Currículo

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (2012), Fagner Bruno é especialista em Criação e Produção para Rádio e TV pela Faculdade Pitágoras Londrina (2014), Mestre em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (2021). É integrante do grupo de pesquisa História e Legislação da Ancine: Reflexões Pertinentes, vinculado ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP- DH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua na realização de documentários desde 2012, exercendo funções de direção de fotografia e direção e, desde 2013, também tem sua atuação como cineclubista.

Fonte: Secom