Invasões do MST
O deputado estadual e primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcel Micheletto (PL), demonstrou extrema preocupação, ontem (18), quanto ao risco de invasão de terras no Paraná. “Tenho atendido representantes de muitos sindicatos rurais e grupos de produtores, que têm demonstrado essa preocupação e afirmando que estão prontos para o confronto”, disse Micheletto. Micheletto apelou às autoridades de segurança pública que redobrem o cuidado e mantenham um olhar cirúrgico sobre a possibilidade dessa onda de invasões atingir o Paraná.
Invasões do MST II
“Não podemos aceitar que um estado tão sério e rico possa sofrer algo dessa magnitude. Precisamos adotar um olhar com muita luz e sobriedade neste momento. Estou preocupado com que tenho ouvido: o medo das pessoas terem suas terras invadidas”, afirmou. O direito à propriedade, na opinião de Micheletto, é sagrado. “Invadir terras, seja por qualquer motivação, é um crime que precisa ser penalizado com penas severas”, concluiu o deputado.
Prestação de contas
Atendendo solicitação da Associação dos Municípios do Paraná, o Tribunal de Contas do Paraná recebeu, ontem (18), um grupo de cerca de 40 prefeitos para debater a nova sistemática das Prestações de Contas Anuais. Durante o encontro, os Conselheiros esclareceram dúvidas dos gestores a respeito dos novos critérios que vão nortear a emissão de pareceres prévios pelo Tribunal, que depois serão encaminhados para votação nas câmaras municipais.
Cidadã honorária
Os deputados estaduais aprovaram a entrega do título de Cidadã Honorária do Paraná para a ex-governadora, Cida Borghetti. A proposta foi aprovada em primeira e segunda votação. A homenagem reconhece a dedicação de Cida Borghetti em favor da população paranaense. Cida foi a primeira mulher na história a governar o Paraná, deputada estadual por dois mandatos e deputada federal.
Copel
A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu uma audiência pública para debater a privatização da Copel e os impactos na economia do estado do Paraná. Segundo o deputado Arilson Chiorato, coordenador da Frente Parlamentar das Estatais e Empresas Públicas, o objetivo do encontro foi ouvir a sociedade e apontar possíveis irregularidades no processo de desestatização da empresa.
2,8 mil sugestões
Os paranaenses contribuíram em grande número com sugestões de prioridades para o Estado para os próximos quatro anos. A Consulta Pública para a construção do Novo Plano Plurianual 2024-2027, contou com 2.853 participações. A iniciativa do Governo do Estado, teve adesão destacada de algumas cidades: além da capital paranaense, Imbaú e Cornélio Procópio contribuíram com mais de uma centena de sugestões, seguidas de Telêmaco Borba e Guarapuava.
União Brasil
O deputado federal Felipe Francischini foi reeleito, por aclamação, para o cargo de presidente do União Brasil do Paraná. O senador Sergio Moro foi eleito primeiro vice-presidente, e o ex-deputado estadual Fernando Francischini, secretário-geral. O advogado Luiz Felipe Cunha foi eleito para a segunda vice-presidência, e o assessor parlamentar Roger Obersol, tesoureiro.
Palotina
A Prefeitura de Palotina revogou o edital do Pregão Eletrônico que havia sido suspenso de forma cautelar pelo Tribunal de Contas do Paraná por indícios de irregularidade. O procedimento objetivava a aquisição de kits educacionais de robótica para uso nas escolas públicas mantidas pelo município.
Suspensão EstaR
O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, assinou um decreto suspendendo a cobrança de tarifas no EstaR (Estacionamento Regulamentado) e destinando os agentes de fiscalização para o patrulhamento nas escolas e Cmei’s (centros municipais de educação infantil). O objetivo é reforçar a segurança nas áreas escolares do município.