Opinião

Coluna ADI pelo Paraná

Coluna ADI pelo Paraná

Desenvolvimento regional
O governador Ratinho Júnior (PSD) recebeu os deputados Hussein Bakri e Alexandre Curi acompanhados de prefeitos da região para discutir a destinação do recurso gerado pela exploração do xisto no Paraná. Na reunião, o governador assumiu o compromisso de direcionar a verba para o Sul do Paraná, sobretudo em investimentos na área de infraestrutura, conforme sugestões que serão apontadas pelos próprios municípios. A Petrobras deve pagar R$ 480 milhões pela exploração do xisto.

 

Pleito a vista

O candidato Silvio Barros (Progressistas) lidera na corrida pela Prefeitura de Maringá, com 32,8%, na sondagem da empresa IRG Pesquisa. Em seguida, Homero Marchese (Republicanos) aparece com 12,3% e Mário Verri (PT) fica na terceira colocação com 8,3% das intenções de voto. Entre os entrevistados, na pesquisa estimulada, 11% responderam que não votariam em Nenhum dos candidatos e 7% Não sabem/ Não responderam.

 

Cooperativas do Paraná
À procura de novos solos para o cultivo de lavouras, as cooperativas do Paraná e seus cooperados começaram a explorar outros estados. Atualmente, as cooperativas paranaenses estão presentes em 11 estados brasileiros, além do próprio Paraná: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Sergipe e Tocantins. E, além disso, algumas estão também no país vizinho, Paraguai.

 

Primeira parada
A ‘Assembleia Itinerante’ terá a sua primeira parada em Londrina, entre os dias 12 e 15 de abril na 61ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina). O projeto da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) vai levar o trabalho do legislativo aos grandes eventos populares do Paraná, parlamentares vão receber as demandas da população nos eventos. Cloara Pinheiro (PSD), deputada estadual mais votada da cidade, adiantou que o município vai ganhar uma Procuradoria da Mulher, nos moldes da instalada na Alep.

 

Voa Brasil
A proposta do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, de oferecer passagens aéreas mais baratas deve sair do papel a partir de agosto. A ideia do ministro não é tirar dinheiro dos cofres públicos para subsidiar as passagens, mas desenvolver um programa de incentivo a ser tocado pelas próprias empresas aéreas. Com o nome provisório de Voa Brasil, o programa pretende ocupar os assentos vagos dos voos, oferecendo bilhetes mais baratos.

 

Roteiro turístico
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou um projeto para estimular o turismo em 11 municípios que concentram a maior parte dos imigrantes japoneses. A proposta é de autoria da deputada Maria Victoria (PP) e do deputado Evandro Araújo (PSD), que institui o Roteiro Turístico da Imigração Japonesa no Paraná. As cidades contempladas são Curitiba, Maringá, Londrina, Uraí, Assaí, Rolândia, Paranaguá, Cambará, Apucarana, Paranavaí e Terra Boa.

 

Concurso federal
O governo federal autorizou a realização de concurso para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com 814 vagas. O prazo para a publicação do edital de abertura será de até seis meses. São 296 vagas para analista em ciência e tecnologia, 253 para pesquisador e 265 para tecnologista. Para todas elas, a escolaridade exigida é nível superior.